Na primeira semana de dezembro, o prefeito Becão Reschini participou de uma reunião on-line, conduzida pelo diretor de Gabinete Mário Zambelli com a equipe do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, para a apresentação do estudo técnico preliminar de aproveitamento de água do Aquífero Guarani, aflorada em cava de mineradora de Descalvado, a qual poderá garantir o abastecimento de água de qualidade à população local por pelo menos mais 50 anos.
Participaram também dessa reunião o diretor da SEMARH, Valdecir Marcolino, o engenheiro Cláudio Fuzaro (Secretaria de Obras) e, o ex-secretário de Agricultura, Eduardo Saggiorato.
O estudo técnico apresenta os resultados de levantamento preliminar de dados e informações gerais acerca da possibilidade de aproveitamento de águas subterrâneas em cava desativada de mineração de areia industrial. Foram considerados dados e informações obtidas em artigos, publicações científicas e pesquisas por meio de internet (sites, publicações de entidades técnico/científico, etc.), com objetivo de mapear e sintetizar o conhecimento disponível da referida área.
O levantamento foi realizado no âmbito da Plataforma IPT Pró Municípios, contemplando breve revisão da literatura e análise de casos nacionais e internacionais. Os resultados mostram que, embora haja casos de aproveitamento de água em cavas desativadas, a aplicação a partir de cava em mineração de areia industrial para fins de abastecimento público urbano e em ambiente de importante aquífero regional subterrâneo, refere-se a um contexto específico a desenvolver.
Esse Relatório Técnico atende à solicitação apresentada ao IPT pela Prefeitura do Município de Descalvado, referente à elaboração de “estudo de solução tecnológica para aproveitamento de água subterrânea em cava desativada de mineração”, particularmente no sentido de verificar se esse tipo de solução tecnológica teria sido adotado em outras localidades.
A solicitação da Prefeitura de Descalvado menciona, também, a possibilidade de que a avaliação por parte do IPT venha a ser desenvolvida mediante utilização de recursos do Programa de Apoio Tecnológico dos Municípios (PATEM), conduzido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI/SP).
Futuro do abastecimento de água
Caberá à nova administração Pública, a partir de 2025, entender a importância deste projeto, e mais do que isso, a urgente necessidade de um planejamento para enfrentar as frequentes crises de abastecimento de água que as cidades da região vêm enfrentando, em razão das mudanças climáticas cada vez mais severas.
O projeto que prevê a captação da água proveniente do Aquífero Guarani também envolve a criação de um grande reservatório onde hoje está a pista de motocross (Cava Funda), ao lado da Via de Acesso Juvenal Pozzi, na saída para São Carlos, devendo ser instalada uma nova estação de tratamento de água com distribuição para toda a cidade, em especial, aos bairros da região leste.
Esse é mais um exemplo de que o planejamento na administração pública pode se reverter em benefícios não apenas para a população atual, mas também para as futuras gerações.
Motivação
A crescente demanda por água no Município e a intensificação da escassez hídrica nos últimos anos têm levado à busca por soluções para assegurar a estabilidade no abastecimento público, por isso, o prefeito Becão lançou a ideia de aproveitamento de água do aquífero por ter grande conhecimento sobre a mineradora em questão, onde trabalhou por várias décadas e que agora se prepara para encerrar as atividades no local.
A mineradora está com o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) em fase bastante adiantada e, com a possibilidade de participação do Poder Público, que pretende aproveitar toda os recursos hídricos que afloram na cava, poderá permitir que a cidade seja abastecida com a água proveniente do Aquífero Guarani.