Governo do Estado anuncia a construção de 100 casas populares para Descalvado

Ex-vereador Luisinho Panone articulou a inclusão de Descalvado nesse programa

Rodrigo 27/04/2024 - 10:12

Descalvado foi contemplada com a construção de 100 casas populares pela CDHU, integrando assim o pacote de mais de 43 mil moradias anunciado pelo governado do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que beneficia 231 cidades no estado.

A inclusão de Descalvado nessa lista se deve a articulação política feita pelo ex-vereador Luisinho Panone junto ao presidente do PSD no estado, Gilberto Kassab, ao deputado federal Ricardo Silva e ao chefe de gabinete da secretaria de habitação, coronel Roberto Antônio Diniz. O anúncio da construção dessas 100 casas em Descalvado foi celebrado pela comunidade local, pois os últimos núcleos habitacionais foram construídos em 2012, último ano da gestão de Luis Antônio Panone, depois disso nenhuma outra unidade habitacional foi construída em Descalvado.

O próximo passo para que de fato Descalvado receba essas 100 casas é a prefeitura disponibilizar uma área, com infraestrutura, onde essas casas serão instaladas, para que cem famílias da cidade sejam beneficiadas.

 

Preocupação da classe política quanto a não construção dessas 100 casas

Como a prefeitura tem a contrapartida no fornecimento de uma área para a construção dessas casas populares, parte da classe política está preocupada com a possibilidade de demora nessas construções, ou até mesmo com a não construção, haja vista que na gestão do ex-prefeito Henrique foram conseguidas 200 casas para Descalvado, porém, em agosto de 2018 o atual prefeito cancelou o convênio que já estava celebrado e assinado com a CDHU, justamente pelo fato de não querer, naquela ocasião, adquirir uma área para a construção daquelas 200 casas, impedindo assim que elas fossem construídas.

Certamente se em 2018 a prefeitura tivesse desapropriado uma área, como por exemplo, a que está ao lado do bairro popularmente conhecido como “Pantanal”, certamente hoje teríamos 200 famílias beneficiadas nesse programa e que não estariam mais pagando aluguel, mas sim um valor mensal pequeno de sua casa própria.

 

Prefeito quer comprar o antigo prédio da Cooperativa

De acordo com fontes, a prefeitura enviará para a Câmara Municipal na próxima segunda-feira, 29, um projeto de lei para abertura de crédito especial, no valor de R$ 2 Milhões para a compra do antigo prédio da Cooperativa, que está localizado na região central de Descalvado, porém, há de se perguntar se essa seria a melhor hora para essa compra, especialmente agora com a necessidade de compra de uma área para abrigar essas 100 casas populares disponibilizadas pelo governo de São Paulo.

Em contato com um vereador ele informou a redação do Descalvado Agora que vereadores da base do prefeito estão articulando para que esse projeto seja votado em regime de urgência especial, ou seja, travando a pauta da Câmara e impondo a necessidade de votação do mesmo ainda na segunda-feira.

O vereador ouvido pela redação do Descalvado Agora disse também que “Não sei porque o prefeito quer comprar o prédio da Cooperativa agora, ele está lá abandonado há mais de dez anos, não quis comprar nem mesmo quando veio o Poupatempo para cá, porque comprar agora? Para mim é melhor comprar uma área e fazer a infraestrutura para essas 100 casas para ajudar as famílias da cidade do que comprar esse prédio, ainda mais nos últimos meses de governo”.

 

Logo do Facebook Deixe seu comentário