Dengue: o número de infectados passa de 750

Rodrigo 26/04/2024 - 17:47

O Comitê Interinstitucional para o Combate e Controle das Arboviroses (dengue, chikungunya, zika) de Descalvado realizou mais uma reunião neste dia 23 de abril, terça-feira, para tratar sobre a epidemia de dengue no Município e, neste dia o relatório apresentou 762 casos da doença, 208 a mais do que no mês de março.

O prefeito Becão Reschini não tem medido esforços para chamar a população para uma conscientização de que cada um tem que fazer a sua parte, ao menos vistoriar a própria casa e o quintal. Já foi comprovado que o maior índice de criadouros do Aedes aegypti está dentro das casas.

As equipes de saúde estão se desdobrando para realizarem o mutirão casa a casa e a nebulização, além do trabalho educacional nas escolas através do NASF -Núcleo Ampliado de Saúde da Família.

No último mutirão casa a casa realizado no dia 20 de abril, foram visitados 1.125 imóveis dos quais 490 estavam fechados nas regiões dos bairros Bosque do Tamanduá, Vila Vendramini e Nossa Senhora Aparecida. O Índice de Breteau (IB) foi de 13.6% - índice considerado elevado.

As equipes de saúde encontraram 86 criadouros do mosquito nos 635 imóveis que conseguiram visitar. Ao todo são 23 servidores atuando nesta ação e, o presidente do Comitê, o diretor de Saúde Wander Boneli solicitou ao prefeito Becão a realização de nova licitação para a contratação de mais quatro agentes temporários, através de empresa terceirizada, para um reforço na equipe de combate às endemias.

O chefe da equipe do Controle de Vetores, Silvio Donizeti Franceschini, informa que no mês de maio será feito o levantamento geral do município para saber qual o IB e realizar uma análise para saber o resultado de todas as ações. “Cada morador tem que tomar consciência e vistoriar o próprio quintal e a casa e eliminar a água parada”, enfatizou.

Conscientização nas escolas

 Nos dias 12 e 15 de abril, a EMEF Prof. Francisco Fernando Faria da Cunha – Jardim do Lago promoveu um mutirão com os alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), em parceria com as equipes de saúde e acompanhamento da Polícia Militar, pelas ruas do bairro, depois de terem trabalhado o tema do combate à dengue em sala de aula.

Foi uma grande iniciativa da direção da escola que aceitou as sugestões dos próprios alunos, o que agradou a muitos e desagradou a alguns cidadãos que são sempre do contra, do ‘nada tá bom’ e ‘nada presta’, além dos que se acham isentos da responsabilidade de combater a dengue.

A ação de conscientização e orientação foi realizada em todas as escolas municipais em sala de aula e, nas próximas semanas as esquipes de saúde estarão nas escolas particulares: Colégio Objetivo, CEDESC e SESI.

Outra ação está sendo pensada para as escolas do Jardim Albertina, onde tem sido grande a concentração de casos de pessoas infectadas pela dengue.

Enquanto as crianças aprendem na escola e se aplicam às tarefas, alguns adultos são negligentes e acham que combater a dengue é só obrigação do poder público, até o dia em que for picado pelo mosquito.

Abram o olho: a dengue também mata!

 

Logo do Facebook Deixe seu comentário