José Pacheco, fundador da Escola da Ponte, em Portugal, fez palestra em São Carlos e discutiu seus inovadores métodos

José Pacheco, fundador da Escola da Ponte, em Portugal, fez palestra em São Carlos e discutiu seus inovadores métodos

Webmaster 18/06/2013 - 23:12
Escola Básica da Ponte fica próxima à cidade do Porto e não tem séries, turmas, provas e nem mesmo aulas
O Senac São Carlos promoveu ontem, 17 de junho, a palestra Escola da Ponte – formação e transformação da educação, ministrada pelo mestre português em educação da criança e pioneiro da instituição, José Pacheco. A ação, realizada no auditório do Sesc São Carlos, reuniu 220 pessoas. Outras 100 pessoas assistiram a palestra pelo telão, montado também nas dependências do Sesc. O educador José Pacheco é fundador da Escola Básica da Ponte, que fica próxima à cidade do Porto, em Portugal, e é uma instituição que trabalha, na rede de ensino pública portuguesa, uma forma diferenciada de aprendizagem: não há séries, testes, turmas ou aulas.

Dinâmico, irreverente e sempre interagindo com a plateia, o palestrante José Pacheco conseguiu passar o conteúdo da aplicação dos seus inovadores métodos de forma leve e com bom humor. Em cerca de duas horas de palestra, o público pôde participar ativamente com várias perguntas. Segundo ele, o evento foi uma oportunidade de multiplicar seus conhecimentos e contribuir para que as pessoas sejam mais sábias e felizes. “No meu passeio pelas escolas do Brasil, habituei-me a admirar o trabalho realizado pelo Senac. A instituição tem um impulso criativo, que se multiplica em exercícios de canseira e paixão, no mesmo intuito que o meu: de fazer dos seres humanos pessoas mais sábias e mais felizes”, disse.

Jurandir Santos, gerente do Senac São Carlos, explicou que o evento foi direcionado para professores, diretores de escolas e profissionais da área de educação. “A palestra abordou o método que, respeitando as diferenças dos estudantes, desenvolve com os alunos estudos individuais, que, posteriormente, são compartilhados com os demais colegas”, ressaltou Santos.

Segundo Mauro Cesar Jensen, gerente do Sesc São Carlos, instituição que promove a educação não formal, baseada nos valores da cultura, dos esportes, do lazer e da saúde, o evento teve grande importância para o desenvolvimento humano e progresso social. “A parceria com o Senac São Carlos para a realização da palestra com o educador José Pacheco foi uma iniciativa que promoveu na comunidade o debate sobre ideias que transformam, que buscam o desenvolvimento humano e o progresso social”, disse.

Sobre José Pacheco
Especialista em música, leitura e escrita, é mestre em ciências da educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Coordena, desde 1976, a Escola da Ponte, da qual é idealizador, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes. É autor de livros e de diversos artigos sobre educação


Logo do Facebook Deixe seu comentário