Recepção de estudantes tem lanche gigante de 350 quilos em São Carlos

Recepção de estudantes tem lanche gigante de 350 quilos em São Carlos

Webmaster 28/05/2013 - 23:09
Lanche foi feito com 87kg de frango, 400 ovos e outros ingredientes.
Evento teve como proposta integrar calouros da USP e da UFSCar.


Oitenta e sete quilos de frango, 40 quilos de queijo, 20 quilos de tomate e 400 ovos fritos. Essas foram algumas das quantidades de ingredientes usados para fazer um lanche gigante que recepcionou os calouros do curso de engenharia química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e de química da USP, na tarde desta terça-feira (28), em São Carlos (SP). O X-Frango Americano de 357 quilos levou 50 minutos para ser montado por 12 pessoas em uma lanchonete da cidade

Com 1,80 metro de diâmetro e 30 centímetros de espessura, o lanche deste ano superou o X-Americano de Hambúrguer feito em 2012, que pesava 320 quilos. “Eu não imaginava que fosse tão grande assim. Ainda bem que vim em jejum”, disse o estudante Hugo Boing, de 18 anos, aluno da UFSCar. “Fiquei sabendo por volta das 11h, horário em que eu já estava com fome. Achei muito bom. Foi a primeira vez e se tiver o ano que vem, voltarei”, completou o aluno da USP Giorgio Gianini, de 23 anos.

Cerca de 100 calouros participaram do evento que ocorre pela segunda vez em uma lanchonete na Cidade Jardim, bairro onde se concentram muitas repúblicas. “Tenho o ponto há quatro anos e os estudantes sempre vêm aqui e me ajudaram a crescer. Então, esse evento é uma forma de retribuir essa ajuda, por isso é muito gratificante realizá-lo”, disse o proprietário da lanchonete, Edvaldo de Oliveira Silva.

Os custos do lanche, que chegam a R$ 3 mil, ficam por conta do comerciante, que conta com o apoio dos próprios fornecedores para complementar os produtos da lista. Foram necessários ainda 20 quilos de presunto, 9 quilos de alface e 6 quilos de maionese para rechear o lanche.

Produzir o pão foi outro trabalho à parte feito em uma padaria da cidade. Segundo o proprietário, Márcio Aparecido de Moraes, todo o processo demorou cinco horas. Dividido em duas partes, foram gastos no pão de 150 quilos cerca de 50 quilos de farinha, 50 ovos, 8 quilos de açúcar, 2 quilos de margarina, 2 quilos de fermento e 1,5 quilo de sal.

Montagem
Os estudantes começaram a chegar à lanchonete por volta das 12h30 para acompanhar a montagem do lanche, que começou às 13h. Ao menos 12 funcionários trabalharam rapidamente para dar conta da demanda. “Começamos a fritar o frango às 10h e duas pessoas se revezaram na chapa”, contou o dono.

Cerca de 50 minutos depois o lanche gigante ficou pronto e não demorou muito para os estudantes devorarem a metade. A parte restante foi doada para um abrigo da cidade.

Logo do Facebook Deixe seu comentário