Falha entre PR e SP pode ter causado apagão, diz Itaipu

Falha entre PR e SP pode ter causado apagão, diz Itaipu

Webmaster 11/11/2009 - 07:00
Usina afirma que vai colaborar na apuração das causas do apagão desta madrugada.

A usina de Itaipu informou, no perfil oficial no Twitter, que indícios apontam que o blecaute que atingiu ao menos 10 Estados, o Distrito Federal e parte do Paraguai durante a madrugada desta quarta-feira foi causado por uma falha na transmissão entre o Paraná e São Paulo. A usina, que diz ter voltado a operar “em condições de normalidade” as 6h, afirma que vai colaborar na apuração das causas do apagão.


O Brasil recebe agora 9.800 megawatts de energia produzida por Itaipu.


- Neste momento, 18 unidades geradoras produzem energia para o Brasil e o Paraguai.


O presidente da Itaipu, Jorge Samek, disse nesta manhã, em entrevista ao programa São Paulo no Ar, que ainda não se sabe a causa do apagão na noite da última terça-feira, mas que a energia produzida pela hidrelétrica foi rejeitada pelas redes de transmissão e que Itaipu funcionava normalmente quando ocorreu o apagão.


O fornecimento de energia já voltou ao normal em boa parte do país. O apagão generalizado começou pouco depois das 22h e afetou os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Espírito Santo, Goiás, Santa Catarina, Pernambuco e mais o Distrito Federal.

Por volta das 23h30, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o apagão foi de 14 mil megawatts e que o problema começou com a falha em uma linha de transmissão da usina hidrelétrica de Itaipu.



Em nota, a empresa informou que o sistema de Furnas, responsável por levar a energia de Itaipu para o Sul e Sudeste do país, também foi afetado. O fenômeno é chamado de efeito dominó pela usina.

Imediatamente após o apagão, a usina de Itaipu estava com suas máquinas ligadas, girando no vazio, porém, sem possibilidade de transmitir energia, pois as linhas de transmissão que conectam Itaipu ao sistema brasileiro estavam desligadas, diz a nota.



Até o início da manhã desta quarta-feira, Furnas ainda não havia se manifestado sobre o apagão.


Este foi o terceiro blecaute em dez anos sofrido pelo Brasil. O primeiro grande apagão brasileiro aconteceu em 17 de setembro de 1985, quando nove Estados ficaram sem luz por cerca de três horas. Mas o termo apagão ficou “conhecido” mesmo no país em 1999, quando dez Estados e o Distrito Federal ficaram cerca de quatro horas no escuro.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se reunir na manhã desta quarta-feira (11) com o ministro de Minas e Energia para discutir as causas do apagão.

Logo do Facebook Deixe seu comentário