“ UFSCAR oferece curso para Conselheiros Municipais de Educação”

“ UFSCAR oferece curso para Conselheiros Municipais de Educação”

Webmaster 18/05/2013 - 07:56
No último dia 13 de maio, foi realizada a cerimônia de abertura oficial do Curso de Formação Continuada para Conselheiros Municipais de Educação. O evento aconteceu no anfiteatro Bento Carlos da Biblioteca Comunitária da UFSCar, no campus São Carlos.

O Secretário Municipal de Educação e Cultura do Município de Descalvado, Prof° Helcio Machado Junior, participou do cerimonial como Vice-Presidente da UNDIME/SP, juntamente com representante da UNCME Prof. Rita de Cássia de Freitas Coelho, Vice-Reitor da UFSCAR Prof.Dr. Adilson Jesus Aparecido de Oliveira e do Coordenador do Curso Prof° Dr. Flavio Caetano.

As atividades do Curso de Formação Continuada para Conselheiros Municipais de Educação, oferecido pelo Departamento de Educação da UFSCar, em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) e a União Nacional dos Conselheiros Municipais de Educação de São Paulo (UNCME-SP) começaram no último dia 23 de fevereiro, a modalidade a distância, é direcionado a Conselheiros Municipais de Educação em exercício e possui carga horária de 160 horas. Além de atividades no ambiente digital, também estão previstas duas oficinas, que serão realizadas nos pólos presenciais. Estão matriculados no curso de extensão cerca de 900 Conselheiros Municipais de Educação em exercício, de mais de 200 cidades.

O Prof. Flávio Caetano, do Departamento de Educação da UFSCar e coordenador do curso, conta que o objetivo é ampliar as discussões sobre o papel dos Conselheiros Municipais de Educação, abordando aspectos teóricos e práticos do ensino e a reflexão acerca das práticas diárias de trabalho e os desafios na Educação atual.

O Prof. Helcio em seu pronunciamento afirmou que “Os Conselhos Municipais de Educação são os órgãos responsáveis, junto às Secretarias Municipais de Educação, pelas políticas públicas de democratização da Educação. Além de caráter consultivo, os Conselhos também têm funções deliberativas e fiscalizadoras e se configuram como uma instância importante no contexto da educação pública brasileira. Nós só vamos ter uma Educação de Qualidade se estivermos conselheiros atuantes, não só com compromisso ético com as entidades educacionais, mas com compromisso ético com os alunos”. Disse também “Todos os conselhos são importantes, mas o Conselho Municipal de Educação, o Conselho de Alimentação Escolar e principalmente o Conselho do FUNDEB devem ter conselheiros preparados e atuantes, por isso, vocês que estão participando deste curso devem aproveitar esta oportunidade oferecida pelo MEC/FNDE/UFSCAR e desenvolverem o trabalho de multiplicadores em seus municípios”.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo e-mail flaviocaetano@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8961.


Logo do Facebook Deixe seu comentário