Alckmin chama de "esperança" cartão que financiará tratamento de viciados

Alckmin chama de "esperança" cartão que financiará tratamento de viciados

Webmaster 08/05/2013 - 08:01
Famílias receberão R$ 1.350 mensais para custear despesas com clínicas.
Benefício faz parte de plano estadual de combate ao uso de drogas.


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta terça-feira (7) que o programa que vai ajudar a financiar o tratamento de dependentes químicos é a “esperança para as famílias dos usuários de drogas”. O benefício chamado de “Cartão Recomeço”, conforme publicado no site da revista Época nesta tarde, será lançado na quinta-feira (9) no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo.

Em visita à Franca (SP) nesta terça-feira, Alckmin afirmou ao G1 que não teme críticas a respeito do programa. “Temos apoio integral. A família sofre com o dependente químico. Nós precisamos proporcionar esse atendimento pelo SUS de forma gratuita. Esse cartão é para a família. Não é um cartão para internar doente, e sim um cartão social”, disse.

Segundo ele, o “Cartão Recomeço” irá disponibilizar R$ 1.350 mensais para as famílias dos dependentes químicos que aceitarem o tratamento de forma voluntária. O dinheiro deverá ser usado exclusivamente no pagamento de clínicas credenciadas - escolhidas pelo governo por meio de edital - e especializadas na recuperação de usuários de drogas.

A princípio, 3 mil pessoas devem ser atendidas. Ao apresentar o cartão em uma das unidades, o usuário receberá o tratamento e o dinheiro será repassado do governo de São Paulo diretamente para a clínica credenciada. “O paciente precisa ter continuidade no tratamento. É preciso acompanhar a família, frequentar comunidades terapêuticas, ou seja, é um plano de vida. Isso é uma luz, uma esperança junto às famílias”, disse o governador.

A coordenação do programa será feita por um grupo gestor, comandado por Ronaldo Laranjeira, referência no atendimento de dependentes químicos e professor titular do departamento de Psiquiatria da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

O programa prevê o credenciamento de clínicas em 11 cidades: Diadema, Sorocaba, Campinas, Bauru, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, São José dos Campos, Osasco, Santos e Mogi das Cruzes. O edital deve ser lançado nos próximos dias pelo governo.

Segundo dados de uma pesquisa da Unifesp, o Brasil é o maior mercado mundial do crack, onde 2% da população faz uso da droga, número equivalente a quase 3 milhões de pessoas. De acordo com o estudo, o Sudeste concentra 46% dos usuários. “Hoje, infelizmente, o Brasil é o maior consumidor mundial da droga. É uma questão epidêmica do ponto de vista de saúde pública e nós não podemos nos omitir. Por isso, vamos ajudar as famílias a superar essa dificuldade”, afirmou o governador.

G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário