Projeto recupera computadores e doa para instituições de São Carlos

Projeto recupera computadores e doa para instituições de São Carlos

Webmaster 19/04/2013 - 19:47
Em 2012, 153 equipamentos foram distribuídos em 16 instituições da cidade.
Reciclatesc já recebe doações de empresas particulares, entidades e USP.



Um projeto em São Carlos (SP) promove a inclusão digital por meio da reciclagem tecnológica. O Reciclagem Tecnológica de São Carlos (Reciclatesc) recupera computadores que estariam destinados ao lixo e doa para instituições do município. Empresas particulares, entidades sem fins lucrativos e a Universidade de São Paulo (USP) contribuem doando máquinas que possam ser reutilizadas.

Em 2012, foram doados 153 computadores a 16 instituições. Os equipamentos recebidos pelo projeto são avaliados, as peças são analisadas e o que não dá para ser usado é desmontado. Os componentes com resíduos prejudiciais ao meio ambiente são descartados de maneira regular.

“Nós temos nesses equipamentos muito metal pesado, que é um veneno muito grave e causa mutação genética, inclusive”, afirmou Newton de Almeida Silva, coordenador operacional do projeto.

As máquinas reutilizadas recebem sistema operacional livre e são doadas. “Como tem vindo uma grande quantidade de máquinas novas e equipamento novo que está sendo lançado, estamos recebendo muita máquina boa, que podem ser usadas por mais quatro ou cinco anos”, disse o técnico em informática Leonardo Fragelli.

Heloísa Ferreira Ricetti, diretora de uma empresa, trocou os equipamentos da loja para garantir agilidade ao trabalho da equipe. As máquinas antigas foram doadas ao projeto. “Eu sabia que os meus equipamentos não eram ruins, eles só não estavam mais servindo para as nossas funções e, por outro lado, eu também tinha um espaço que estava sendo tomado por coisas que não estavam sendo utilizadas pela empresa”, disse Heloísa.

Para doar computadores é necessário ir até o Nosso Lar, na Rua Professor Helvídeo Gouveia, 181. Outras informações pelo telefone (16) 3373-8601 ou pelo site http://www.reciclatesc.org.br/novo/

G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário