Rigor na lei seca faz bares buscarem alternativas para manterem as vendas

Rigor na lei seca faz bares buscarem alternativas para manterem as vendas

Webmaster 16/04/2013 - 19:36
Consumo de bebidas alcoólicas diminuiu 15% nos bares de São Carlos, SP. "Entregas aumentaram 40%", diz proprietário de distribuidora de bebidas.

Com a lei seca mais rigorosa, bares da região de São Carlos (SP) procuram alternativas para manter as vendas. O rigor na lei tem mudado os hábitos dos motoristas e isso refletiu no comércio. O aperto na fiscalização fez o movimento dos bares e das boates diminuir em todo o estado. Segundo um levantamento da associação que representa o setor, a queda foi de aproximadamente 20%. Mas isso não quer dizer que as pessoas estejam bebendo menos, o que tem mudado é o local onde a bebida é consumida.

Ana Tereza Constanzo é dona de um bar e disse que o consumo de bebidas alcoólicas diminuiu 15% no estabelecimento. Para não perder clientes, ela buscou parcerias. “Fechamos uma parceria com uma companhia de táxi, para a gente disponibilizar para o nosso cliente. Tanto para ir buscar se eles quiserem, como também para levá-los para casa no final da noite”, explicou.

Segundo o presidente do Sindicado dos Trabalhadores Hoteleiros (Sintshogastro) de São Carlos Manuel Simões Pires, as pessoas têm bebido menos nos bares e restaurantes. “Mas em compensação compram nos supermercados ou nas lojas de conveniência para levar para casa”, disse.

Em lojas que entregam bebidas, o movimento aumentou. Para o dono de uma distribuidora, André Cambi, depois da nova lei seca, o aumento no número de entregas foi de 40%. “Estamos até pensando em colocar um novo veículo para entrega e aumentar o quadro de funcionários até o final do ano, de seis para nove pessoas”, comemorou.

O mecânico Wellington Benjamim é um dos que preferem comprar na distribuidora e levar para casa. Ele não pensa em se arriscar. “Eu dependo muito da minha carta de motorista para realizar o meu trabalho. Não posso nem pensar em receber uma multa e perder a habilitação”, disse.

Novos hábitos
Ainda é possível fazer a festa nos bares, entretanto, é preciso se programar. Muitos já preferem deixar o carro em casa e chamar um táxi para poder beber. Outros preferem escolher uma pessoa para ser o motorista, que vai beber apenas água a noite toda.

Alguns estudantes trocaram o bar pelas festas em casa mesmo e agora preferem beber na própria república. “A gente passou a beber mais em casa mesmo. Começamos a sair menos. Passamos a chamar mais a galera para vir para nossa casa, para tomar uma cerveja aqui. Fazemos a festa por aqui”, revelou o estudante Bart Flipsen.



Logo do Facebook Deixe seu comentário