Câmara discute enfrentamento da droga e violência em reunião com líderes municipais

Câmara discute enfrentamento da droga e violência em reunião com líderes municipais

Webmaster 13/04/2013 - 00:10
Em vistas de atender Requerimento 30/2013 de autoria do vereador José Augusto Cavalcante Navas (PTB), a Câmara Municipal promoveu, na última quarta-feira 10 de abril, um encontro com representantes da sociedade civil, conselheiros municipais, autoridades do Poder Executivo e representantes de associação de moradores para discutirem soluções para o enfrentamento da droga e violência em nossa cidade.

O pedido de Guto se deu em face do aumento de ocorrências policiais envolvendo menores de idade e jovens nos últimos meses. A princípio, o evento se caracterizaria como uma Audiência Pública, porém o Legislativo optou primeiramente em levantar dados para uma futura discussão sobre Segurança Pública, atendendo dessa forma também pedido do vereador Rubens Algarte de Rezende (PSDB).

Além de Guto, estiveram presentes os vereadores Argeu Reschini (PPS), Vick Francisco (PPS), José Dias Bolcão (DEM), Pastor Adilson Gonçalves (PSC) e a presidente do Legislativo, Paula Peripato (PT). O prefeito Anderson Sposito (DEM) também participou da reunião.

Entre as abordagens, foi discutida a problemática da droga e violência no município, o papel a ser desenvolvido pelas famílias para a minimização do problema e o acolhimento a ser dado pela escola aos alunos em situação de risco. Também foram propostas soluções para o enfrentamento da criminalidade entre os jovens, propostas essas que serão analisadas, formalizadas e apresentadas brevemente por todos os vereadores da Casa de Leis.

Representantes de órgãos ligados ao Governo Municipal foram os primeiros a explanar. Entre eles, o professor Luiz Fernando Zaffalon, diretor da EMEF Professor Andrelino Casare; a psicóloga Joselaine Marinelli Barbalho, coordenadora do NAICA (Núcleo de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente), ligado à Secretaria de Saúde do município; e o secretário de Esportes, Lazer e Turismo, Adnan Rogério Jarina. A conselheira tutelar Regina Almeida e o presidente do Comucra (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Carlos Alberto Pereira de Lima, também fizeram colocações. O vereador Pastor Adilson Gonçalves, representante do Conselho de Pastores Evangélicos da cidade; o monitor do Proerd, José Edmir Valentim; e o representante da Polícia Civil, Geraldo Belli, também foram convidados a compartilharem suas experiências sobre questões de resistência à droga.

“Faço um balanço extremamente positivo dessa reunião. Foi um encontro bastante proveitoso com pessoas competentes e que estão atentas à problemática abordada e, principalmente, com sugestões possíveis de se concretizar. Agradeço a participação de todos e estaremos empenhados em construirmos juntos um programa de enfrentamento”, apontou Cavalcante.

Guto enfatizou, por diversas vezes, que todas as propostas apresentadas pelos profissionais participantes serão conduzidas na forma de indicações assinadas por todos os vereadores da Casa da Democracia. “Não estamos aqui para levantar bandeira partidária. O problema é real e é interesse não só meu, mas de todos os meus colegas, em buscar soluções para garantir a qualidade de vida das nossas crianças, adolescentes e jovens. Tenho certeza do comprometimento de todos os vereadores em fazer cumprir a parte que cabe ao Poder Legislativo”, enfatizou.


Logo do Facebook Deixe seu comentário