Aula inaugural do Pacto Nacional pela Alfabetização teve inicio em Descalvado

Aula inaugural do Pacto Nacional pela Alfabetização teve inicio em Descalvado

Webmaster 12/04/2013 - 23:33
Aconteceu na noite da última quinta-feira (04) no salão da Secretaria de Educação e Cultura, a Aula Inaugural do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelo governo federal, estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Para dar início às ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, 02 professoras da rede pública municipal já iniciaram o curso de formação continuada para orientadores de estudo do PNAIC. Ao longo do ano, elas participarão de oito encontros, totalizando 200h de capacitações, ministradas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), que é responsável pela formação dos professores orientadores do Pacto aqui em Descalvado. Os orientadores de estudo têm, entre as principais atribuições, a função de organizar e ministrar cursos de formação de 120h para os professores alfabetizadores e que atuam nas turmas de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental.

O curso é presencial e tem dois anos de duração, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas. Em 2013, a ênfase será em linguagem e em 2014 em matemática. Em cada ano, a duração total será de 120 horas, com a realização de encontros presenciais ao longo do ano letivo.

A coordenação municipal do PACTO em Descalvado está sob a responsabilidade da Supervisora de Educação Básica Professora Eliane Aparecida Marcatto da Silva e as OEs Orientadoras de Estudos (formadoras) as professoras Claudiana Aparecida Abacker e Magaly Saggioratto Caramuri.

Os encontros acontecerão às quintas-feiras das 18 às 22 horas na EMEF Coronel Tobias e 50 professores do 1º ao 3º serão capacitados, beneficiando aproximadamente 1100 alunos da rede municipal de ensino das 5 escolas de ciclo I.
O Secretário de Educação e Cultura Hélcio Machado Junior ressaltou a importância
da formação desejando aos professores um excelente trabalho durante o ano.


Logo do Facebook Deixe seu comentário