Chuvas causam destruição e pontos de alagamento em Descalvado

Chuvas causam destruição e pontos de alagamento em Descalvado

Webmaster 02/04/2013 - 21:12

Descaso do governo anterior com o sistema de coleta de águas de chuvas gera problemas ao munícipes


Em pouco tempo a chuva que caiu na tarde de hoje (02) em Descalvado causou prejuízos e diversos pontos de alagamento, porém o que gera grande indignação junto à população é que, apesar de os pontos de alagamento serem sempre os mesmos, nenhuma atitude foi tomada pelo poder público nos últimos anos, e quem paga essa conta é a população, que vê seus prejuízos crescerem à medida que totalizam os valores já perdidos com cada chuva.

Alagamentos
Durante a chuva a equipe de jornalismo do Descalvado Agora percorreu as ruas da cidade e podemos constatar que várias ruas da cidade estavam semelhantes a rios, com uma grande quantidade de água correndo sobre o asfalto. Os maiores pontos de alagamento foram as ruas Coronel Arthur Whitaker, Anastácio Vianna, Bezerra Paes, José Bonifácio, Pio XII e Padre Jeremias José Gaspar.



O problema de alagamento que ocorre na maioria dessas ruas se dá pelo fato do sistema de coleta de águas pluviais não ser suficiente para captar e escoar a água, o que faz com que chuvas de pouco tempo de duração causem diversos transtornos aos munícipes de nossa cidade. Devemos também considerar que a sujeira também contribui para agravar a situação, visto que folhas, garrafas e outras sujeiras acabam entupindo as “boas de lobo”, que são as aberturas existentes à beira das guias que servem para que a água da chuva entre no sistema de coleta.

Descaso do governo anterior colocou moradores em risco de vida
Uma residência localizada na Rua São Carlos, que liga os bairros São Sebastião e Morada do Sol, por pouco não desabou com os moradores em seu interior. Segundo as informações colhidas junto aos moradores Ermelindo Xavier e sua filha Tais, uma tubulação de águas pluviais existente ao lado da casa colocava em risco a edificação do imóvel.

Essa tubulação existe naquele local para transpor as águas vindas do “buracão do Jaime”, que é uma área de erosão existente entre os referidos bairros, até o rio que passa atrás à casa, porém o problema é que a tubulação se estende até o rio, ela termina ao lado da casa, fazendo com que toda a água de qualquer chuva passe beirando o muro da residência, que possui mais de quatro metros de altura. E com o passar do tempo as águas das chuvas foram gradativamente degradando a encosta e o muro, que caiu com a chuva dessa tarde.

A erosão causada pela queda do muro foi grande, deixando o alicerce da casa exposto, gerando assim o risco de desabamento de parte da residência.

Thais é aluna no curso de Engenharia Civil, o que a possibilitou prever que tal situação possivelmente aconteceria, por isso em Agosto de 2012 ela protocolou requerimento junto a Prefeitura, que na ocasião possuía a sua frente o então Prefeito Luiz Antonio Panone (PPS), solicitando que a tubulação se estendesse até as margens do rio, mas seu requerimento foi ignorado. A família também fez requerimento junto a Câmara Municipal para que os vereadores em exercício se mobilizassem para ajudá-la, porém a Câmara, que nos últimos quatro anos foi administrada pelos Vereadores Luiz Carlos Vianna (PPS) e Flávio Luis Ancetti (PPS), também nada fez para ajudar a família.

Nossa equipe de jornalismo esteve no local no momento seguinte ao desmoronamento do muro e presenciamos o Vereador Pastor Adilson entrando emcontato com o setor de obras da Prefeitura e com o Prefeito Sposito, que prontamente desigou uma equipe do setor de obras, que esteve no local, e fazendo uso de pedras e terra, fizeram uma contenção temporária da erosão, para impedir que a casa desabasse. O Prefeito Sposito acompanhou a obra emergencial feita na residência.



Chuva invadiu CAIC e Pronto Socorro
Como a quantidade de chuva foi relativamente grande, alguns prédios que não recebiam uma limpeza sistemática do sistema de calhas ficaram alagados, foi o caso da Escola CAIC e do Pronto Socorro, que tiveram suas instalações invadidas pelas águas das chuvas.

Casas da “Rua Velha” voltam a sofrer
No último dia 19 duas casas existentes na Rua Padre Jeremias José Nogueira sofreram com a força das chuvas e hoje isso aconteceu novamente, pois como o sistema de coleta de águas não foi suficiente, uma grande quantidade de águas adentrou para o interior das casas, danificando alguns móveis e equipamentos.

Essas duas residências já foram abordadas na Câmara Municipal, quando o Vereador Vick Francisco (PPS) fez solicitação para que a Prefeitura desaproprie essas casas, de forma social, indenize devidamente seus proprietários, para que possam se restabelecer em um novo local, onde não sofreriam com situação semelhante a essa.

Em contato com o Prefeito Sposito sobre tal possibilidade, o mesmo nos disse que já está tomando todas as medidas necessárias para solucionar esse problema o mais rápido possível.

Parque Linear
As chuvas também castigaram o Parque Linear “Brazilina Ravasi Reschini”, pois é possível ver que diversas pistas de cooper e outras partes do parque foram destruídas. Há pontos que as pistas de cooper pareciam lagos, em outros pontos elas não podiam ser vistas, pois estavam submersas nas águas do rio.

Opinião
Como é possível que um Governo Panone/Becão, que se auto-intitulava “legalista, sério e honesto” pode deixar Descalvado com uma infra-estrutura tão precária. Como é possível que um governo encerrasse sua gestão com dívidas astronômicas, que se aproximaram dos R$ 6 milhões, argumentar nas redes sociais que a dívida é oriunda da quantidade de obras feitas. “Ora, que obras” já que a Lei Complementar 101, a Lei da Responsabilidade Fiscal justamente existe para que administradores públicos não façam obras eleitoreiras e deixem a conta para o próximo governante. Como é possível que esse mesmo governo deixasse “a fundo perdido” quase R$ 1 milhão em caixa, dinheiro esse que deveria ser usado exatamente em infra-estrutura, que impediria que alagamentos como esse não acontecessem. Como é possível que uma Câmara Municipal, que em sua grande maioria era composta por “doutores”, que no passado foram ferrenhos opositores, fiscalizando os atos de outros prefeitos, pudesse ser tão homologatória a ponto de não “perceber ”essas “falhas” dos últimos quatro anos.

Teremos nova eleição em Descalvado, e esperamos, não “rezamos” para que o povo tenha consciência e eleja um representante digno, que realmente faça com que Descalvado seja mais do que é, pois além da população merecer, nossa cidade é perfeitamente capaz de ser mais, capaz de voltar a ser referência na região.

Logo do Facebook Deixe seu comentário