Proposta de Argeu deve “proteger” Represa Calmon

Proposta de Argeu deve “proteger” Represa Calmon

Webmaster 22/03/2013 - 08:23
Vereador pretende evitar que águas das chuvas que correm por Avenida voltem a atingir a represa.

Uma chuva forte que atingiu há cidade recentemente e as fortes enxurradas registradas, tornaram ‘barrenta’ a água que chega às torneiras do descalvadense por alguns dias.

A situação se deve ao fato de que a enxurrada que desceu pela Avenida Maestro Francisco Todescan acabou atingindo a represa. “A questão é que o procedimento para decantação é lento. Tanto que muitas pessoas reclamaram da coloração turva da água distribuída nos últimos dias”, ressalta Argeu.

O vereador saiu em busca de providências para evitar a reincidência. Conforme disse, uma alternativa para solucionar a questão é construir barreira de contenção ou desnível a fim de desviar o curso das águas das chuvas até a Represa Calmon.

“A obra tem que ser realizada na área adjacente à via pública Carlos Pulici. No entanto, a referida área é de propriedade privada, impedindo a obra”, diz.

Por esta razão, Argeu está solicitando ao Prefeito, Anderson Aparecido Sposito (DEM), que estude a possibilidade de desapropriar a referida área. “É uma medida de amplo interesse público”, afirmou o vereador.

Numa segunda propositura, ele pediu ao Chefe do Executivo estudos também no que se refere à viabilidade da canalização (a céu aberto) em toda a extensão do Córrego da Prata situada no perímetro urbano.

Segundo disse, as intervenções em córregos, riachos e rios urbanos se mostram cada vez mais necessárias quando se tornam frequentes episódios como enchentes, solapamento das margens e erosão com assoreamento do curso d’água.

Ele lembrou que as chuvas torrenciais dos últimos meses causaram inúmeros transtornos aos descalvadenses, especialmente, à moradores de ruas às margens do córrego e também ao Parque Linear Brazilina Ravazi, que sofreram com o transbordamento do córrego.

Para o vereador, a canalização é cabível uma vez que será capaz de evitar problemas maiores no futuro. Como se trata de uma obra de alto montante, Argeu defende esforços junto ao Governo Estadual e Federal para a obtenção de recursos financeiros.


Logo do Facebook Deixe seu comentário