Academia da Força Aérea comemora aniversário e Dia do Especialista

Academia da Força Aérea comemora aniversário e Dia do Especialista

Webmaster 22/03/2013 - 08:16
Cerimônia comemorativa acontecerá em Pirassununga no dia 25 de março com a entrega de medalhas

A Academia da Força Aérea realizará na próxima segunda-feira, dia 25 de março, cerimônia comemorativa ao Dia do Especialista e a entrega da Medalha Bartolomeu de Gusmão, um dos precursores da Aviação. Na mesma data será também comemorada seu septuagésimo segundo aniversário, no ginásio de esportes da Academia.

A solenidade será precedida pelo Comandante da Academia da Força Aérea (AFA), Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, e será feita a leitura da Ordem do Dia.

O Dia do Especialista de Aeronáutica foi instituído na data que coincide com a criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica - EEAR, 25 de março de 1941. Essa instituição tem como missão a formação de pessoal especializado nas mais diversas áreas, administração, apoio logístico, proteção ao voo, guarda e segurança, saúde e muitos outros cursos, a fim de atender as necessidades crescentes para o Comando da Aeronáutica.

Após a conclusão do curso de formação, o aluno da Especialista é promovido à graduação de terceiro sargento, e a cada período de sete anos passa a uma graduação superior, podendo chegar à suboficial.

A medalha Bartolomeu de Gusmão é entregue a civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, que tenham prestado serviços de destaque à Aeronáutica Brasileira ou, por suas qualidades em relação à Força Aérea Brasileira (FAB).

Localizada em Pirassununga, interior de São Paulo, a AFA é estabelecimento de ensino de nível superior que integra o sistema de formação e aperfeiçoamento do pessoal do Comando da Aeronáutica. Sua finalidade é a formação dos Oficiais da Ativa da Força Aérea Brasileira dos quadros de Aviadores, Intendentes e de Infantaria.

A antiga Escola de Aeronáutica, originalmente sediada no Campo dos Afonsos, mudou seu nome em 1969 para Academia da Força Aérea, e em 1971 a AFA foi transferida para suas novas instalações - Pirassununga/SP. Em 1972, a AFA formou a primeira turma de oficiais aviadores e intendentes.

Essa cerimônia destaca importância da EEAR, que hoje é considerada o maior complexo de ensino técnico da América Latina, e o trabalho dos sargentos especialistas para a FAB. Além de comemorar a atual condição da AFA, que é considerada uma das melhores escolas de formação de pilotos militares do mundo, proporcionando a seus cadetes ensinamentos militares, científicos e morais.

Porto Ferreira Hoje

Logo do Facebook Deixe seu comentário