Computadores em sala de aula pautam reivindicação do vereador Adilson Gonçalves

Computadores em sala de aula pautam reivindicação do vereador Adilson Gonçalves

Webmaster 14/03/2013 - 09:16
O vereador Adilson Gonçalves (PSC) acionou o Poder Executivo, durante esta semana, solicitando que, conjuntamente com a Secretaria de Educação e Cultura, via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, sejam adquiridos computadores portáteis a serem utilizados em sala de aula.

Pastor Adilson, como é conhecido, dedicou boa parte de seu pronunciamento para falar sobre o tema, na Sessão Ordinária realizada na segunda-feira (11).

Ele afirmou que o computador é uma ferramenta presente no cotidiano de boa parte da população brasileira e que, embora muitos ainda não tenham acesso a esta tecnologia em suas residências, ela já se faz presente indiretamente na vida do cidadão.

“O acesso ao computador na escola é de valor inestimável, porque a realidade de muitos alunos não permite este acesso se não pela escola”, afirmou.

Conforme disse, o acesso à internet é mais um meio para o aprendizado e contato com o mundo em tempo real. “Muitos pais que vivem no meio rural onde o computador e a internet ainda não se difundiram, vêem na escola o meio para que seus filhos tenham acesso a essas tecnologias, até mesmo porque isso é fundamental para o ingresso no mercado de trabalho”, destacou em sua propositura.

O parlamentar pesquisou e encontrou vários projetos do Governo Federal para esta área. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prevê o projeto Um Computador por Aluno (UCA), que foi implantado com o objetivo de intensificar as tecnologias da informação e da comunicação nas escolas, por meio da distribuição de computadores portáteis aos alunos da rede pública de ensino.

A meta é promover a inclusão digital pedagógica e o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem de alunos e professores das escolas públicas brasileiras, mediante a utilização de computadores portáteis denominados laptops educacionais.

O equipamento contém sistema operacional específico e características físicas que facilitam o uso e garantem a segurança dos estudantes, tendo sido desenvolvido especialmente para uso no ambiente escolar.

“O FNDE facilita a aquisição desses equipamentos com recursos dos próprios estados e municípios por meio da adesão ao pregão eletrônico disponível em seu site”, explicou Pastor Adilson.

Ele acredita que mediante a ação da Administração Municipal, Descalvado também poderá, por meio deste projeto, adquirir computadores portáteis para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, a fim de serem utilizados em sala de aula, razão pela qual tratou o tema oficialmente no Poder Legislativo.


Logo do Facebook Deixe seu comentário