Com Represa Calmon comprometida, fornecimento de água pode ser parcialmente paralisado

Com Represa Calmon comprometida, fornecimento de água pode ser parcialmente paralisado

Webmaster 13/03/2013 - 09:31
Situação da Represa Calmon se tornou crítica após as chuvas do último final de semana

Conforme noticiamos em publicações anteriores, o fornecimento de água para boa parte da cidade esta comprometido, devido a grande quantidade de sujeira que adentrou à Represa Calmon no último final de semana, quando após as fortes chuvas que castigaram a cidade, uma grande quantidade de barro e sujeira invadiu a represa.

A Represa Calmon faz parte da dupla “Calmon e Rosário”, que são duas represas responsáveis pelo fornecimento de água de aproximadamente 65% das casas de Descalvado. A “grosso modo” toda a área central de Descalvado, bem como o Jardim Belém, uma parte do Bairro Santa Cruz, Jardim Albertina, Jardim Ricardo Cesar e adjacências são residências que recebem a água encanada oriundas dessas duas represas.

Em dias normais a Represa Rosário fornece cerca de 230 metros cúbicos de água/hora e a Represa Calmon cerca de 100 metros cúbicos/hora, com a qualidade da água da Calmon comprometida a segunda bomba da Represa Rosário foi acionada, porém essa segunda bomba envia ao sistema 360 metros cúbicos de água/hora e isso compromete os filtros de água. Com o passar dos dias esse modo de coleta de água compromete o fornecimento de água da cidade, visto que a Represa Rosário não é suficiente para suprir toda a demanda de consumo da cidade por um longo período de tempo.

Secretário pede consumo consciente
Em entrevista para a toda a imprensa, o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Laércio Aparecido Simões explicou a situação do fornecimento de água para a cidade e pediu o consumo consciente de todos os moradores da cidade, pois assim não haverá a necessidade da suspensão do fornecimento de água, o que já ocorreu por duas noites essa semana, quando os níveis dos reservatórios do SMARH ficaram abaixo do exigido, sendo necessária a suspensão do fornecimento para equilibrar o nível de água.

Outro fator importante destacado pelo Secretário, que a população é peça fundamental é quanto à dispensa de lixo nas vias públicas. Quando o cidadão joga lixo na rua, atrelado a deficiência do sistema de coleta pública de lixo, vindo desde o governo anterior, esse lixo incontestavelmente acaba entupindo o sistema de coleta de águas pluviais (águas de chuva), com isso a água que deveria ser coletada e direcionada para os rios da cidade, circula livremente por cima das ruas e calçadas, quebrando e levando tudo que encontra pela frente. E isso é o que pode ter ocorrido para contaminar as águas da Represa Calmon, pois no local por onde a enxurrada de água suja entrou na represa havia um coletor de águas pluviais, que não foi suficiente para o volume de água e acabou se rompendo, porém há a possibilidade de que ele não suportou a quantidade de água devido a sujeira.

Portanto é imperativo a economia no consumo da água até que a sujeira existente nas águas da Represa Calmon se decante em seu fundo, o que levará algumas semanas para que esse processo se finalize.



Logo do Facebook Deixe seu comentário