Tapete de “fuxico” está sendo feito para Procissão de Corpus Christi

Tapete de “fuxico” está sendo feito para Procissão de Corpus Christi

Webmaster 09/03/2013 - 13:31
“Fuxico entre Amigas”

Há aproximadamente noves meses um grupo de amigas se uniram com o objetivo de construir um “Tapete de Fuxico” para ser utilizado em um trecho da Procissão de Corpus Christi, que ocorrerá no próximo dia 30 de maio.

O jornalismo do Descalvado Agora esteve na última segunda-feira na Padaria Pão de Mel, local onde todas as segundas feiras as amigas Regilene, Marisete, Elisabete, Maria do Carmo, Neiva, Paula, Virgínia, Doriane, Creuza, Heiko, Meire, Fátima, Silvia, Rose, e outras passam toda a tarde cortando, costurando e montando o tapete. As amigas disseram ao Descalvado Agora que a ideia do tapete surgiu de uma conversa com o Padre Antonio Carlos de Almeida (Pároco responsável pela Paróquia São Sebastião), que ao vê-las costurando fuxico brincou que queria um tapete desses para a procissão, e foi isso que elas combinaram em fazer.

Aproximadamente 20 mil peças de fuxico já foram costuradas e elas acreditam que o total vai ultrapassar as 25 mil peças, que unidas produzirão um “tapete de fuxico” de aproximadamente 150 metros.





Feriado de Corpus Christi
No feriado de Corpus Christi católicos fiéis do mundo todo celebram o “Corpo de Cristo”. Mas, o que exatamente significa isso e por que esse feriado não é comemorado sempre no mesmo dia, em todos os anos?



A festa de Corpus Christi celebra a presença do corpo e sangue de Cristo e é um dos sacramentos da Eucaristia. Segundo as religiões cristãs, na quinta-feira santa, dia que antecedeu a sua morte, Jesus Cristo reuniu os seus apóstolos para a “Última Ceia”, quando disse: “Isto é o meu corpo (apontando para o pão), e isto é o meu sangue (apontando para o vinho)”. Os católicos do mundo todo agradecem então, o dom da Eucaristia, no qual crêem que Deus é o alimento espiritual da alma.

A celebração da data teve início em 1193, por iniciativa da religiosa belga Juliana de Cornellon, que disse ter visto a Virgem Maria pedindo para que ela realizasse uma grande festa com o intuito de honrar o corpo de Jesus na Eucaristia. Anos mais tarde, em 1264, o papa Urbano IV consagrou a festa (que já acontecia) à Igreja Universal. Através da publicação da bula Transituru do Mundo, Urbano IV decretou a celebração como sendo oficial, e com a tríplice finalidade: honrar Jesus Cristo, pedir perdão a Jesus pelo que foi feito a ele e protestar contra aqueles que negavam a presença de Deus na hóstia sagrada.

De acordo com a Igreja Católica, durante a missa, no momento em que o sacerdote proclama as palavras “Isto é o meu corpo e isto é o meu sangue”, ocorre o ato da transubstanciação, por meio do qual a substância do pão e vinho (neste caso, a hóstia e o vinho) se transforma no corpo e sangue de Cristo. Este é o momento mais importante de toda a celebração de Corpus Christi – as hóstias até então não consagradas, tornam-se consagradas.

Além da missa, outro ponto forte da celebração de Corpus Christi é a procissão. Em muitas cidades, assim como em Descalvado, é costume enfeitar as ruas por onde os fiéis passarão. Para tanto, são confeccionados tapetes coloridos e feitos com os mais variados materiais como papel, serragem colorida, isopor, tampinhas de garrafas, flores, folhas e vidro moído. Nesse tapete são confeccionados desenhos que lembram a figura de Jesus, o cálice e o pão.

Fuxico
Uma pequena trouxinha de pano que, sozinha ou costurada a outras, pode formar ou decorar bolsas, blusas, colchas, almofadas e o que mais a criatividade permitir.

Assim é o fuxico, técnica artesanal feita com retalhos, linha, agulha, criatividade e paciência.E como o próprio nome da técnica sugere, o fuxico tem mesmo ligação com os mexericos.

Nas pequenas cidades do Brasil, as mulheres costumavam se reunir para costurar e enquanto isso conversavam sobre a vida, "fuxicando", fofocando. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, a técnica não é genuinamente nacional e tem origem desconhecida. Acredita-se que chegou ao país trazida pelos portugueses e espanhóis no século 19, e suas manifestações mais fortes podem ser vistas em estados como Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. Curiosamente, o fuxico também pode ser encontrado em países como o Tibete, o Vietnã e a África do Sul em formatos variados, mas com o mesmo fundamento das trouxinhas costuradas. Versátil, ele pode ser peça de decoração ou de moda, mas é um artesanato altamente delicado. Quem estiver disposto a aprender a técnica deve gostar de trabalhos manuais e ter habilidade, cuidado e estar atento às minúcias.


Logo do Facebook Deixe seu comentário