Caso Nayara: Em coletiva de imprensa, Casa de Saúde fala sobre estado de saúde da paciente

Caso Nayara: Em coletiva de imprensa, Casa de Saúde fala sobre estado de saúde da paciente

Webmaster 18/01/2013 - 12:16
O Descalvado Agora esteve presente na entrevista coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (18), onde o diretor superintendente da Casa de Saúde, Dr. Fernando Augusto de Luca, falou com diversos membros da imprensa sobre o estado de saúde de Nayara Cristina Patracão, a jovem descalvadense de 24 anos que teve complicações durante um procedimento de lipoaspiração feito no último dia 7.

De acordo com De Luca em nenhum momento a Casa de Saúde, ou qualquer integrante do corpo médico do hospital disse que a paciente Nayara estava em morte cerebral, o que pode ter ocorrido, segundo ele, foi uma “falha de comunicação”, que supostamente possa ter sido ocasionada pelo desligamento da assessora de imprensa no mesmo período em que Nayara deu entrada na UTI da Casa de Saúde. De Luca ainda afirma que, apesar do quadro clínico de Nayara ser considerado grave, devido ao Edema Cerebral extenso e severo que ela possui, “Em momento algum foi constatada, por nenhum médico intensivista (médico de UTI), pertencente ao corpo clínico dessa Casa de Saúde, a morte cerebral, sendo que a paciente deu entrada em estado grave e o quadro se mantém estável até o presente momento”.

De Luca disse ainda que uma junta médica foi convocada para elaborar um parecer oficial da Casa de Saúde quanto ao quadro clínico de Nayara, o qual deverá ser finalizado no próximo sábado (19), e caso a família permita sua divulgação, o mesmo será entregue aos veículos de comunicação.

Ao ser questionado sobre as informações de que Nayara havia tossido e até lacrimejado, o superintendente do hospital em momento algum descarta a possibilidade do quadro de Nayara estar evoluindo para uma melhora, porém ele lembra que o tossir pode ter sido apenas uma reação do sistema autônomo do cérebro em resposta ao equipamento de respiração artificial instalado na traquéia da paciente. Quanto ao “chorar”, De Luca disse que é um procedimento padrão lubrificar os olhos dos pacientes hospitalizados em UTI com uma “lágrima artificial gelatinosa”, que é colocada sobre as pálpebras do paciente, e de acordo com as condições climáticas, essa lágrima artificial vai se liquefazendo, gerando lágrimas que escorrem dos olhos do paciente, porém De Luca enfatiza o fato de que não fica descartada a possibilidade dessa lágrima relatada pela família ter sido de cunho emocional da paciente.

A fé move a família
Com muita fé a família e os amigos, e todas as pessoas que se solidarizaram com Nayara acreditam na reversão total de seu quadro clínico, nas redes sociais é possível ver uma grande “corrente de orações”, clamando a Deus pela melhora dela.

Toda redação do Descalvado Agora também se solidariza e roga a Deus por sua melhora.



Logo do Facebook Deixe seu comentário