Documentário com imagens raras, depoimentos de famosos e entrevistas de descalvadenses so

Documentário com imagens raras, depoimentos de famosos e entrevistas de descalvadenses sobre Nhô To

Webmaster 14/12/2012 - 15:19
A Prefeitura Municipal, por intermédio da Seec (Secretaria Municipal de Educação e Cultura) e da Divisão Municipal de Cultura, exibirá na próxima quarta-feira, dia 19, às 19h30, no auditório da Secretaria (Avenida Guerino-Oswaldo, n.º 446 – Centro), o videodocumentário “Nhô Totico: risos e tipos”, sobre o radialista e humorista descalvadense Vital Fernandes da Silva (1903-1996). A entrada será gratuita.

O documentário contém imagens raras do artista, como uma entrevista à atriz Irene Ravache na televisão, na qual relembra a infância na cidade-natal, e trechos de uma edição do Globo Repórter que foi ao ar em meados de 1980 – o material foi resgatado no Cedoc (Centro de Documentação da TV Globo).

O vídeo traz, ainda, depoimentos de ex-colegas e de celebridades conhecidas do humorista – entre elas, o compositor e apresentador de TV Rolando Boldrin – e entrevistas de familiares, amigos e de fãs que residem em Descalvado, como o casal de advogados Fernando e Maria Lúcia Izeppi, a professora aposentada Marionice Penatti (Marion) e o poeta e declamador Francisco “Chico” Peres.

Com pouco mais de 20 minutos de duração, o documentário é o resultado do TCC (trabalho de conclusão de curso) dos formandos no curso de Jornalismo da Uniara (Centro Universitário de Araraquara) Érica Nascimento, Luís Gustavo Rizzo, Mariana Lemes e Tamiris Marchi.

O objetivo do trabalho é divulgar a biografia do descalvadense ilustre, destacando sua importância no rádio brasileiro e contando episódios curiosos de sua trajetória pessoal e profissional.

Nhô Totico ganhou notoriedade na década de 1930 ao apresentar o programa de rádio “Escolinha da dona Olinda”, em que interpretava sozinho e com vozes diferentes oito personagens – entre eles, um paulistano, um nordestino, um ítalo-brasileiro, um turco e até a professora Olinda.

A criatividade e a versatilidade renderam sucesso ao humorista, tornando-o uma das maiores audiências da Era de Ouro do rádio no Brasil e precursor das “Escolinhas” que apareceram posteriormente na televisão, como a famosa “Escolinha do Professor Raimundo”, humorístico comandado por Chico Anysio na TV Globo nos anos 1990.

O trabalho que deu origem ao videodocumentário “Nhô Totico: risos e tipos” e a uma monografia de mais de meia centena de páginas foi apresentado na noite da última sexta-feira, dia 7, em Araraquara (81 km a noroeste de Descalvado). Os autores receberam a nota máxima e vários elogios da banca examinadora, que foi composta por professores da instituição e pela diretora da Divisão Municipal de Cultura, Maria Fernanda de Carvalho.

Durante a pesquisa, os estudantes recorreram frequentemente ao Museu Público Municipal de Descalvado, onde tiveram acesso a milhares de objetos de Totico – móveis, documentos, fotografias, prêmios e cartas trocadas com celebridades e autoridades políticas de importância nacional e com amigos e fãs da cidade-natal, entre outros. Cedidos pela Adelace (Academia Descalvadense de Letras, Artes, Ciência e Educação), os itens se encontram em exposição no local.










Logo do Facebook Deixe seu comentário