Experiência de Descalvado em Atenção Básica à Saúde é premiada em eventos da Secretaria Es

Experiência de Descalvado em Atenção Básica à Saúde é premiada em eventos da Secretaria Estadual

Webmaster 14/12/2012 - 15:18
Descalvado conquistou no último dia 3, em Ribeirão Preto (105 km ao norte de Descalvado), o primeiro lugar na categoria Apresentações Orais da III Mostra de Experiências Exitosas em Atenção Básica do DRS XIII-Ribeirão Preto e I Mostra de Experiências Exitosas em Atenção Básica da RRAS 13.

Organizados pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, os eventos procuraram divulgar e valorizar ações executadas por prefeituras dos municípios da Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS) 13 na área de Atenção Básica, que compreende promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde.

O trabalho premiado foi “Apoio institucional: estratégia para qualificação da Atenção Básica no município de Descalvado (SP)”, que concorreu contra experiências dos cerca de 90 municípios dos DRS (Departamentos Regionais de Saúde) de Araraquara (81 km a noroeste de Descalvado), Barretos (231 km a noroeste de Descalvado), Franca (187 km ao norte de Descalvado) e de Ribeirão Preto.

A proposta descreve o emprego do Apoio Institucional na qualificação da gestão da Atenção Básica. A estratégia visa a estimular a reflexão sobre problemas e conflitos ocorridos na área. A equipe de Apoio Institucional em Descalvado é formada por seis profissionais, que trabalham em duplas a fim de atuar em todas as USFs (unidades de saúde da família) locais.

“Com o desenvolvimento da metodologia e a percepção sobre os objetivos do Apoio, alcançou-se maior organização do processo de trabalho e melhoria na qualidade dos serviços”, conta o trabalho, de autoria de Max Von Schalch, cirurgião-dentista da rede pública municipal. Ao inscrever a experiência, o profissional contou com a colaboração da enfermeira Viviane de Cássia Pizetta, coordenadora do CEME (Centro de Especialidades Médicas); da cirurgiã-dentista Flávia Bendade, também da rede pública; da enfermeira Micheli Líbero, coordenadora da Atenção Básica no município; e da secretária municipal de Saúde, Márcia Aparecida Pratta.

Entre os resultados da experiência, destaca-se, ainda, o desempenho das USFs descalvadenses no PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica), do Ministério da Saúde, no qual receberam conceito “ótimo” – o programa avaliou a estrutura, o funcionamento e o desempenho de todas as unidades a partir de dezenas de indicadores de qualidade.

O trabalho “Apoio institucional: estratégia para qualificação da Atenção Básica no município de Descalvado (SP)” foi julgado por uma comissão científica composta de integrantes da Secretaria Estadual da Saúde, entre representantes de outros órgãos da área.

Descalvado participou das Mostras também na categoria Apresentação em Pôsteres, com 15 trabalhos elaborados por 32 profissionais.


Logo do Facebook Deixe seu comentário