Escultura entalhada em madeira de artista descalvadense será restaurada para recuperar-se

Escultura entalhada em madeira de artista descalvadense será restaurada para recuperar-se da ação do

Webmaster 07/12/2012 - 11:06
A escultura entalhada em madeira Árvore da Vida, do artista plástico descalvadense José Luiz Giacomelli Júnior, será restaurada após sofrer o desgaste provocado pela passagem dos anos e pelos efeitos do clima. A restauração será executada pelo próprio artista, que tem experiência de mais de 30 anos na confecção de esculturas.

Ao lado de outras obras do mesmo autor, a peça fica constantemente em exposição na Praça João Marchetti, nas dependências da antiga estação ferroviária da Fepasa (Ferrovia Paulista S.A.), na Vila Melki.

Foi o próprio Giacomelli quem doou as esculturas para a Prefeitura Municipal e consentiu que elas ficassem em exposição na praça. Seu desejo era levar arte até a população local e, de quebra, ver seus trabalhos adornando os jardins do espaço público.

Segundo o artista, a restauração deve ser concluída até o Natal deste ano. Recentemente ele foi destaque na mídia televisiva ao ser o convidado especial do programa Do Nosso Jeito, da Mix TV Regional, emissora sediada em Limeira (99 km ao sul de Descalvado) que abrange mais de 30 municípios da região de Campinas (152 km a sudeste de Descalvado) e cerca de dois milhões de telespectadores.

Durante o programa, que vai ar ao vivo de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h30, o descalvadense exibiu seu talento não só com os mais de 10 trabalhos que levou ao estúdio, mas também com argila, uma espécie de barro de cor clara utilizada para modelagem – esculpiu o cozinheiro Tio Zé, que ensinava os telespectadores a preparar um prato típico.

As obras de Giacomelli Júnior podem ser conhecidas e apreciadas frequentemente no município. Além de suas esculturas entalhadas em madeira estarem expostas na Praça João Marchetti, seus demais trabalhos costumam protagonizar exposições abertas ao público na Biblioteca Pública Municipal de Descalvado Gerson Álfio de Marco e no Museu Público do município. A mais recente delas, Aves do Meu Solo, ficará aberta até o dia 30 de janeiro de 2013, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, na Biblioteca, localizada na Avenida Guerino-Oswaldo, n.º 446, no Centro. A entrada é gratuita.

O talento do artista local também podem ser conferido no MuBE Virtual, portal eletrônico mantido pelo governo do Estado de São Paulo que contém imagens e informações de artistas e obras de todo o Brasil.




Logo do Facebook Deixe seu comentário