Semana de Prevenção do Glaucoma é pleito de Luiz Carlos

Semana de Prevenção do Glaucoma é pleito de Luiz Carlos

Webmaster 06/12/2012 - 10:39
Com anteprojeto de lei que apresentou aos seus pares na Sessão Ordinária realizada na segunda-feira (3), o vereador Luiz Carlos Viana (PPS) deu os primeiros passos para que a Municipalidade institua em Descalvado a Semana de Prevenção ao Glaucoma.

O glaucoma é uma doença ocular causada, principalmente, pela elevação da pressão intraocular, que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, acaba comprometendo a visão. Sem um acompanhamento especializado, o aumento da pressão intraocular pode causar danos irreversíveis, resultando numa progressiva e/ou permanente perda da visão, porque perde-se por completo a capacidade de transmitir imagens ao cérebro.

Luiz Carlos apresentou uma série de aspectos do problema ao tratar deste assunto e alertou que, no início, o glaucoma é uma doença assintomática. "A perda visual só ocorre em fases mais avançadas e compromete primeiro a visão periférica. Depois, o campo visual vai estreitando progressivamente até transformar-se em visão tubular. Sem tratamento, o paciente fica cego", disse.

A doença aparece com mais frequência a partir dos 40 anos, mas pode ocorrer em qualquer faixa de idade, dependendo da causa que provocou a pressão intraocular mais elevada.

Ao salientar tantos detalhes, o objetivo de Luiz Carlos é, de fato, despertar a atenção para a necessidade de a Administração local realmente levar adiante a promoção de campanha de prevenção ao glaucoma e de chamar a atenção da população para a necessidade de cuidados. A meta é que passem a ser realizados exames preventivos e sejam colocados à disposição do público, gratuitamente, exames de tonometria, que detectam a doença. O anteprojeto foi enviado ao Paço Municipal para estudos.


Logo do Facebook Deixe seu comentário