EMEF Profª Edna Maria do Amaral Marini recebe Premiação da ABAG – Ribeirão Preto

EMEF Profª Edna Maria do Amaral Marini recebe Premiação da ABAG – Ribeirão Preto

Webmaster 30/11/2012 - 08:49
A EMEF Profª Edna Maria do Amaral Marini recebeu no último dia 09 premiação pelo Projeto “Escola, Saúde e Meio Ambiente” o qual foi desenvolvido ao longo do ano letivo pela Coordenadora Pedagógica Lucilene Briganti e pelo Profº Leandro Miguel de Assis.

A escola está inserida em um projeto maior organizado pela ABAG/RP (Associação Brasileira do Agronegócio de Ribeirão Preto) chamando “Agronegócio na Escola”. Nesse projeto participam alunos de 7ª e 8ª séries (8º e 9º anos) do Ensino Fundamental é uma das ferramentas utilizadas pela ABAG / RP para valorização da imagem do agronegócio. Dentre os objetivos, consistem na apresentação dos conceitos fundamentais do agronegócio: desenvolvimento da percepção da interdependência campo-cidade; conscientização sobre a importância da preservação ambiental e do manejo adequado dos recursos naturais; ampliação de oportunidades profissionais, entre outros.

O trabalho com os alunos em sala de aula é feito exclusivamente pelos professores, que relacionam conteúdo programático de sua disciplina com exemplos vivenciados na prática. Em especial, nesta unidade escola a consolidação do projeto contou com muito apoio e empenho da coordenadora pedagógica – pode-se até dizer que esse respaldo garantiu o sucesso dos trabalhos.

O projeto “Escola, Meio Ambiente e Saúde” objetivou a promoção de uma mudança de postura e de percepção de responsabilidade em relação à gestão saudável dos diversos espaços / ambiente em que vivemos; o desenvolvimento dos vegetais ligados à fertilização do solo; a parceria entre alunos/escola/funcionários; assim como o incentivo a uma alimentação saudável.



Os alunos, após o estudo sobre o conteúdo do projeto em sala de aula com subsídio da cartilha oferecida pela ABAG/RP, visitaram uma horta grande da cidade, local em que puderam aprender técnicas e outras orientações possíveis quanto à prática do plantio, para então prepararem dentro da escola uma horta em um espaço disponível. Em sala de aula, continuou-se o estudo sobre hortaliças e atividades culinárias com a preocupação de utilizar receitas saudáveis. Pensando em receitas saudáveis a escola retomou um projeto chamado 3 S (suco, salada e sobremesa) realizado em 2011 pela Profª Maria Lúcia Izeppi, cujo trabalho foi consolidado em cima da tríade “Educação Alimentar, Nutrição e Saúde”. A partir de então, os alunos iniciaram um trabalho de plantio e receitas com as hortaliças. Receitas prontas, momentos de degustação para aprovação ou não da comunidade escolar.

Um destaque também desse projeto foi o empenho e envolvimento da funcionária da escola Angela Lucia Martelli, ajudando os alunos preparem a terra, buscando mudas, orientando técnicas, auxiliando na colheita entre outras atividades.

Houve o envolvimento também da disciplina de Matemática colaborando para medidas da área e da disciplina de Arte com a construção de uma belíssima maquete exibindo passo-a-passo desde a preparação da terra até a venda das hortaliças.



O produto do projeto, além de todo o aprendizado, foi exibido na I Mostra “Agronegócio da Escola” que foi realizada no mesmo dia de reunião de pais para que com a escola “aberta” todos da comunidade pudessem apreciar o maravilhoso trabalho que certamente marcará a vida de tantos alunos.

A premiação pela ABAG/RP aconteceu dia 09 de novembro em Ribeirão Preto, e a EMEF Profª Edna Maria do Amaral Marini foi classificada em 4º lugar dentre 25 escolas inscritas. A equipe gestora está muito orgulhosa e parabeniza todos os envolvidos no projeto direta ou indiretamente.






Logo do Facebook Deixe seu comentário