Centro Municipal de Formação Profissional confere certificado de curso de soldador do Cent

Centro Municipal de Formação Profissional confere certificado de curso de soldador do Centro Paula S

Webmaster 06/11/2012 - 11:33
20 alunos do Centro Municipal de Formação Profissional Prof. Antonio Anésio Faria Casati, a escola de cursos profissionalizantes da Prefeitura Municipal de Descalvado, receberam no dia 1º de outubro certificado de conclusão do curso profissionalizante de soldador básico ministrado pelo CEETEPS (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza), autarquia do governo do Estado de São Paulo que administra as Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) e as Fatecs (Faculdades de Tecnologia).

O curso foi oferecido gratuitamente aos moradores de Descalvado por meio do programa Via Rápida para o Emprego, que tem funcionado no município devido a convênio firmado entre a prefeitura e o governo estadual.

Com a formatura dessa turma e mais uma turma com cerca de 30 alunos que concluirá o curso até o final deste ano, o Centro Municipal de Formação Profissional deve disponibilizar em 2012 aproximadamente 80 soldadores para o mercado de trabalho.

Essa oferta crescente de mão de obra qualificada em Descalvado é resultado de um conjunto de políticas públicas que o governo municipal vem colocando em prática para promover o desenvolvimento econômico da cidade, aumentando a geração de empregos e renda para a população.

O oferecimento de cursos profissionalizantes do Centro Paula Souza, do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem), do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) foi uma medidas tomadas pelo Poder Executivo do município para qualificar a mão de obra local e atrair as empresas que buscam profissionais capacitados.

Com isso, a população descalvadense passou a ter acesso gratuito a cursos profissionalizantes que antes podiam ser frequentados apenas em outros municípios, o que acarretava despesas com transporte, alimentação e com as mensalidades do curso. Pedreiro Assentador, Eletricista Instalador, Marceneiro, Informática Básica, Logística são apenas alguns exemplos dos cursos que passaram a ser oferecidos gratuitamente em Descalvado ainda a partir de 2009.

Em setembro do ano passado, a Prefeitura Municipal inaugurou o Centro Municipal de Formação Profissional Prof. Antonio Anésio Faria Casati, uma escola repleta de equipamentos modernos e com toda a estrutura necessária para abrigar cursos profissionalizantes de Torneiro Mecânico, Soldador Básico, Mecânico de Automóveis, Auxiliar de Mecânico Automotivo e Costura Industrial.

Graças a essas ações, Descalvado alcançou, ainda no ano passado, a média de um diploma ou certificado de conclusão de curso profissionalizante entregue a cada dois dias.

Nos últimos três anos e 10 meses, a prefeitura conferiu, por intermédio da Seção Municipal de Escolas e Cursos Técnicos e Profissionalizantes, 868 certificados de cursos profissionalizantes do Senai, Centro Paula Souza, entre outras instituições.

Logo do Facebook Deixe seu comentário