Criação da Guarda Mirim é destaque na Câmara Municipal

Criação da Guarda Mirim é destaque na Câmara Municipal

Webmaster 11/10/2012 - 14:50
A criação de uma Guarda Mirim foi destaque na Câmara Municipal, já que anteprojeto de lei de autoria do vereador Luiz Carlos Viana (PPS), tramitou na última Sessão Ordinária, realizada na sexta-feira (05).

Luiz Carlos salientou que tratou deste assunto em atendimento às diversas solicitações de munícipes que anseiam pela Guarda.

Segundo destacou, trata-se de um projeto social de auxílio ao jovem de 14 a 18 anos. “É um formato que surgiu há 50 anos. Iniciou-se como um projeto meramente assistencialista, mas com o tempo foi ganhando novas dimensões e perspectivas, tornando-se importante para a formação moral, profissional e ética daqueles que são assistidos”, opina Luiz Carlos.

Dentre seus principais benefícios, estão a colocação no mercado de trabalho, embasada na Lei do Menor Aprendiz, o projeto pré-profissionalizante e a complementação educacional.

A instalação do projeto normalmente é feita por voluntários e já atingiu várias cidades do interior de São Paulo e de Minas Gerais. “Em Rio Claro temos uma das mais antigas Guardas Mirins. Devido à falta de unidade, é um projeto que apresenta muitas variações e diferenças conforme a cidade que se desenvolve, porém, medidas vêm sendo tomadas para homogeneizar e fortalecê-lo, criando uma nova visão sobre a Guarda Mirim”, explica.

Para ele, este é um passo que também deve ser dado em Descalvado, de modo a acolher, preparar e motivas os jovens cidadãos para a prática do bem, da ordem e da cidadania, por meio de cursos profissionalizantes, comportamentais e palestras, durante o período de formação, oferecendo-lhes oportunidades de prestação de serviços leves, apartando-os do vício e da ociosidade e tornando-os úteis à comunidade.



Logo do Facebook Deixe seu comentário