Com anteprojeto, Luiz Carlos pretende implementar Teste Vocacional na Rede Pública

Com anteprojeto, Luiz Carlos pretende implementar Teste Vocacional na Rede Pública

Webmaster 06/10/2012 - 03:08
Na 35ª Sessão da Câmara Municipal, o vereador Luiz Carlos Viana (PPS) apresentou um anteprojeto de lei, com o qual pretende instituir a avaliação vocacional aos alunos do último ano do Ensino Fundamental das Escolas Públicas descalvadenses.

Ao abordar o tema em seu pronunciamento, ele salientou que uma das grandes dúvidas dos jovens que estão se preparando para cursar uma escola técnica ou uma universidade é, justamente, saber por qual curso ou profissão optar.

“Para muitos, as aptidões se destacam logo cedo, mas, para a grande maioria, a incerteza da escolha pode gerar momentos de estresse, insegurança e, inúmeras vezes, de decepção”, afirmou.

Segundo disse, esta situação tem correlação com o número de abandonos e transferências de cursos nas universidades brasileiras, que cresce em todo o país. “Cada vez mais jovens e imaturos, os estudantes ingressam em cursos que não conheciam direito, desistem ou tentam várias áreas até encontrarem o que realmente querem. É nesse ponto que se vê a importância de uma orientação profissional”, explica.

Conforme constatou, os testes hoje são realizados em poucas escolas particulares ou, então, em clínicas e consultórios especializados, por um custo elevado, fator que limita o acesso de pessoas de baixa renda a este serviço.

Este quadro motivou Luiz Carlos a elaborar o anteprojeto de lei que, após tramitar no Legislativo, seguiu para a Prefeitura Municipal.



Logo do Facebook Deixe seu comentário