Pinho indica a criação de Programa de Educação Ambiental

Pinho indica a criação de Programa de Educação Ambiental

Webmaster 25/09/2012 - 21:43
A criação de um Programa Permanente de Educação Ambiental está sendo pleiteada pelo vereador Luiz Antonio do Pinho (DEM), que elaborou proposta sobre o tema e cujo trâmite se deu na segunda-feira (24) na Câmara Municipal de Descalvado.

“Para um futuro bom, todos nós devemos preservar o meio ambiente, desde o espaço físico aos recursos naturais. E, por isso, devemos conscientizar sobre a importância de não desmatar, não desperdiçar água, não jogar lixo, entre tantas outras ações”, afirma Pinho.

Ainda segundo disse, é de grande relevância, em especial, ensinar crianças e jovens sobre as boas práticas em defesa e preservação do meio ambiente. “Eles são disseminadores de informações, porque crianças e jovens muitas vezes conscientizam toda a família”, opina o vereador.

A finalidade do Programa Municipal Permanente de Educação Ambiental é implantar a política de educação ambiental em instituições educacionais públicas e privadas dos sistemas de ensino, através de órgãos públicos do Município, instituição de ensino superior e da sociedade civil organizada, com atuação em educação ambiental.

Segundo Pinho, a ideia é que o projeto compreenda atividades vinculadas à Educação Ambiental, desenvolvidas na educação escolar de forma contínua, permanente e contextualizada.

Uma alternativa, para colocar a medida em prática, é a formalização de parceria com a Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo), por meio do curso de Engenharia Ambiental.

O Programa, segundo salientou, além de aulas teóricas, poderá ter aulas dinâmicas, com exposição de vídeos, fotografias, brincadeiras educativas, visitas a parques ecológicos, dentre outras ações. “As aulas podem ser ministradas quatro vezes por mês em todas as séries do ensino fundamental e médio”, diz.

Todas estas propostas constam da indicação nº 417, que foi remetida ao Executivo descalvadense, na busca de uma política de educação ambiental em instituições de ensino públicas e privadas.


Logo do Facebook Deixe seu comentário