Ricci indica Campanha de Combate à Hepatite C

Ricci indica Campanha de Combate à Hepatite C

Webmaster 21/09/2012 - 08:59
Sob o nº 396, tramitou na Câmara de Descalvado, indicação de autoria do vereador Sebastião José Ricci, visando à realização de uma Campanha de Combate à Hepatite C no Município.

Segundo dados divulgados pelo parlamentar, atualmente, cerca de 1% da população está infectada pela doença, que foi descoberta em 1989. A hepatite C é causada pelo vírus HCV e provoca problemas hepáticos, geralmente, a longo prazo.

A hepatite C é transmitida pela entrada do vírus na corrente sanguínea, por meio de transfusão de sangue, transplantes compartilhamento de seringas, barbeadores, alicates e outros objetos cortantes que, previamente, foram utilizados por pessoas contaminadas.

Embora sejam raros os casos, a doença também pode ser transmitida através de relações sexuais sem o uso de preservativo e, verticalmente, de gestante para o bebê, visto que não existe vacina para o HCV.

A hepatite C é assintomática por vários anos e, quando os sintomas surgem, tendem a ser semelhantes aos de uma gripe comum. Assim, a infecção pelo vírus tende a ser diagnosticada acidentalmente, por meio de exames de sangue requeridos para outro fim.

O grande problema está no fato de 80% das pessoas desenvolverem hepatite crônica e em 40% dos casos acontecer o aparecimento de complicações como cirrose e câncer de fígado.

Mediante pesquisa e todas estas explicações, que constam de sua propositura, Ricci pretende incentivar a realização de campanha informativa, com caráter preventivo em Descalvado, preferencialmente em eventos que reúnam grande número de pessoas. A ação, que deverá ser levada adiante pela Secretaria de Saúde, passará por estudos da mesma.



Logo do Facebook Deixe seu comentário