Estudo com moscas fêmeas mostra benefícios do sexo à saúde

Estudo com moscas fêmeas mostra benefícios do sexo à saúde

Webmaster 12/09/2012 - 08:30
Sêmen do macho ativa genes que regulam várias funções no organismo.
Benefícios incluem fertilidade, alimentação e qualidade do sono.


Um estudo feito com moscas fêmeas e publicado nesta terça-feira (11) traz novos indícios de como o sexo pode fazer bem à saúde. Foram registrados benefícios não só em funções relacionadas à reprodução, como a fertilidade e a libido, mas também na imunidade, na alimentação e na qualidade do sono.

O que causa esses benefícios nas moscas fêmeas é uma proteína presente no sêmen dos machos. Essa substância, chamada pelos cientistas de “peptídeo do sexo” estimula alterações nos genes da fêmea, que se manifestam em diferentes momentos da vida dela.

Entre os genes beneficamente afetados, os pesquisadores da Universidade da Ânglia Oriental, na Inglaterra, destacaram os ligados à ovulação, à percepção de nutrientes e à maneira como o organismo reage à luz – que tem influência direta sobre a regulação do sono.

Para os autores do estudo publicado pela revista “Proceedings of the Royal Society B”, isso mostra que o sêmen pode servir como um regulador das funções da fêmea. O macho também sai ganhando com isso, pois mantém a parceira saudável e garante que ela vá ser um bom investimento de longo prazo, pensando na reprodução.

Teoricamente, mecanismos parecidos podem valer para todas as espécies em que o macho ejacula dentro do corpo da fêmea – como ocorre também entre os humanos. Novos estudos são necessários para comprovar se isso realmente ocorre.

G1 São Paulo

Logo do Facebook Deixe seu comentário