Quando Setembro vier

Quando Setembro vier

Webmaster 05/09/2012 - 15:06
Quando Setembro vier, esteja eu onde estiver, estarei sempre em Descalvado.

E ai então, banho tomado, barba feita, perfumado, vestirei minhas melhores roupas, darei um brilho nos sapatos, algum dinheiro no bolso, se tiver, e irei, de bem com a vida, junto com a minha companheira, a caminho da Praça da Matriz.

Sempre, quando Setembro vier, passos sem pressa, passarei ao lado do Grupo e verei, no reboco dos muros de tijolos centenários, as marcas da colher de pedreiro do meu avô.

Então, lembrarei com saudades de minha mãe subindo os degraus imponentes, durante quase quarenta anos, ensinando escrita e leitura a várias gerações.

Foi ela, também, que nos ensinou, a mim e a meus irmãos, que quando Setembro chegar é tempo de descer à Praça e festejar.

E festar eu vou, caminhando para a Praça, mas bem devagar, por dentro do Jardim Velho onde os manacás estarão floridos e cheirosos, perfumando a noite bonita.

Das quatro centenárias figueiras, apenas três sobreviveram. Coisas tristes de se ver, mesmo sendo Setembro.

Mas, haverá luzes e músicas alegres no coreto do “Quique”, que me deixarão feliz de novo, pois o Zeca não deixará a batuta cair.

O chafariz estará limpo, embora quebrado, e as crianças lavarão as mãos nas águas não tão limpas, pois é assim que as crianças fazem.

O velho ipê branco não floriu tanto este ano como nos anos anteriores, talvez por falta de chuva.

Continuarei minha caminhada sem pressa, ouvindo o trenzinho de sempre, apitos, buzinas, vozes de crianças, risos de mães e pais, que estarão mais alegres e carinhosos passeando no trenzinho de Setembro.

E o garapeiro, o pipoqueiro, o vendedor de raspadinhas, de balões e de brinquedos estarão mais felizes, pois Setembro é chegado.

No bar do “seo” Zinho as mesas estarão todas ocupadas, e o “Delamá”, o “Zinho” e o “Toninho” de onde estiverem, saberão que é Setembro em Descalvado.

As sorveterias estarão lotadas e as crianças lambuzadas de sorvetes.

As barracas do calçadão terão filas e mais filas de pessoas, que adoram as delícias com gosto de Setembro.

Espetinhos, pastéis, morangos com chocolate e os churros, ah!, os churros da barraca da Carolina!!

No “Quatro Cantos”, de tantos encantos, as pessoas de ontem, de hoje e de amanhã estarão curtindo e festejando.

Os “shows” da Praça serão concorridos, com muita música e muito agito. Na paz, manos, vamos curtir na paz!

Políticos, novos e velhos, caminharão, cumprimentarão e prometerão muito para o Povo, pois será sempre época de eleição quando Setembro vier.

Mas, tudo isso faz parte, porque Descalvado faz anos em Setembro e por isso sempre haverá fanfarra, música, luz, confusão, gente no calçadão, gente de cá e de lá, tudo tão bonito e tão nosso, que a esperança renasce, a felicidade ilumina os olhos das pessoas, a alegria ressurge e Nossa Senhora do Belém fica tão feliz e contente que sai às ruas para passear e abençoar os seus queridos filhos.

Tuca / Setembro 2012

Parabéns, Descalvado pelos 180 Setembros!!!



Logo do Facebook Deixe seu comentário