Descalvado contará com unidade do Corpo de Bombeiros

Descalvado contará com unidade do Corpo de Bombeiros

Webmaster 05/09/2012 - 14:43
Os trâmites para a instalação de uma Unidade do Corpo de Bombeiros em Descalvado tiveram início com a aprovação do projeto nº 60/12, de iniciativa do Executivo, que o autoriza a firmar convênio com o Governo do Estado de São Paulo, justamente com esta finalidade.

O projeto que foi aprovado por unanimidade entre os vereadores na noite de segunda-feira (3), foi resultado de um trabalho iniciado há algum tempo, já que no decorrer dos últimos meses, algumas reuniões foram realizadas.

Na 31ª Sessão Ordinária, não só os parlamentares discorreram sobre o tema, visto que representantes dos Bombeiros estiveram no Plenário.

O capitão, Silmar da Silva Sendin, comandante do 16º GB-3ºSGB do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, subiu à tribuna e deu detalhes sobre os passos que se seguirão para que a unidade seja efetivamente instalada em Descalvado. Segundo disse, a principal barreira foi vencida, visto que o Governo do Estado de São Paulo já reconheceu a necessidade da corporação em Descalvado, frente a tantas outras cidades.

Tanto que um caminhão já foi destinado para o Município e, atualmente, se encontra na cidade de São Carlos. Conforme o capitão Sendin, a aprovação das legislações, será decisiva para que o veículo venha para a cidade, à medida que a Corporação comece a tomar forma.

Vale destacar, que o caminhão, com todos os equipamentos que possui, está avaliado em torno de R$ 500 mil.

À cidade, caberão algumas contrapartidas como, a permissão de uso gratuito de imóvel, onde será instalada a base dos Bombeiros; doação de equipamentos e a cessão de servidores para compor a Corporação, que serão comandados pelos Bombeiros (servidores estaduais).

A unidade provavelmente será instalada em espaço do prédio que abrigava a antiga escola do Sesi, defronte à Prefeitura Municipal, após passar por reformas e adaptações.

Na Lei Orçamentária de 2013, deverão ser inseridos recursos orçamentários suficientes para prestar suporte contábil e financeiro quanto à instituição do Corpo de Bombeiros no Município.

Segundo o capitão Sendin, atualmente, o tempo de resposta a um chamado em Descalvado é de aproximadamente 30 minutos. Com a chegada do Corpo de Bombeiros, o tempo de atendimento cairá para 5 minutos, o que representa ganho de qualidade de vida para a população descalvadense. “Nossa vontade é de vir para cá, salvar vidas e preservar o meio ambiente e o patrimônio”, concluiu durante sua fala na 31ª Sessão Ordinária do Legislativo.


Logo do Facebook Deixe seu comentário