Saúde vocal do professor é destaque em indicação de Luiz Carlos

Saúde vocal do professor é destaque em indicação de Luiz Carlos

Webmaster 02/08/2012 - 08:29
Na segunda-feira (26), o vereador Luiz Carlos Viana (PPS) solicitou ao Poder Executivo informações relativas à saúde bucal dos professores da rede pública municipal de ensino.

Luiz Carlos está interessado em saber sobre ações preventivas e políticas públicas que estão sendo tomadas para a preservação da saúde vocal desta categoria profissional.

Segundo pesquisas feitas pelo parlamentar, em todo o país, são crescentes os casos de docentes afetados por distúrbios vocais.

A incidência de disfonias, alterações de voz devido a distúrbio no aparelho fonador, entre os professores é uma conseqüência bastante comum do uso permanente da voz e leva à necessidade do tratamento fonoaudiológico e médico.

Em muitas cidades, já têm sido criados projetos de lei para garantir ações de prevenção para diminuir a incidência destas alterações entre os professores.

São leis que estabelecem a necessidade de equipe multidisciplinar nas escolas, constituída por otorrinos, fonoaudiólogos, médicos do trabalho e psicólogos, para atuar na prevenção, capacitação, proteção e recuperação dos distúrbios vocais.

Luiz Carlos, na propositura em que fez estas abordagens, chegou a elaborar uma série de indagações ao Executivo, dentre as quais: qual a incidência de disfonias entre os professores descalvadenses; quantos destes profissionais encontram-se em tratamento fonoaudiológico e médico e, ainda, qual a possibilidade de encaminhamento de projeto criando um programa de saúde vocal para esta categoria.

Ao Executivo, após o estudo, cabe a resposta à Câmara. Caso seja considerada a viabilidade das propostas, deverá ser elaborado o referido projeto para que, enfim, o programa em benefício dos professores ganhe efetividade.


Logo do Facebook Deixe seu comentário