Antena que protege contra o cerol será item obrigatório em motos

Antena que protege contra o cerol será item obrigatório em motos

Webmaster 01/08/2012 - 08:37
A partir deste sábado (04), todas os motociclistas que trabalham com frete ou transportando passageiros serão obrigados a colocarem a antena de proteção nas motos.

O motociclista que não cumprir com a resolução 356 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) deverá pagar uma multa e ainda ter a moto apreendida.

O preço da antena custa aproximadamente R$10,00. A antena serve para proteger os motociclistas de linhas com cerol, cujo uso é proibido.

O cerol é uma mistura de cola com caco de vidro moído, aplicada na linha de pipa, com a finalidade de cortar a linha de outras pipas adversárias, em uma batalha para ver quem mantém sua pipa no ar. O saldo dessa irresponsabilidade é que, ao final dessas brincadeiras, ficam pelas ruas pedaços de linhas que são praticamente invisíveis para quem trafega conduzindo veículos ciclomotores.

Quando esses condutores, acidentalmente, se chocam com a linha de pipa contendo cerol, acabam atingidos principalmente nas mãos, braços, tronco, pescoço e rosto.

As linhas com cerol possuem uma enorme capacidade de corte e provocam ferimentos profundos, que são potencialmente mortais quando atingem a região do pescoço. Quando não matam, deixam sequelas em suas vítimas.

São Carlos possui em média 25 mil motocicletas, sendo que a grande maioria não faz o uso da antena. Em julho do ano passado, a Guarda Municipal apreendeu 36 linhas com cerol e neste ano, no mesmo mês, 10 apreensões.

O uso de cerol é crime e a população pode denunciar através do telefone 153 ou (16) 3364-2112.

São Carlos Agora

Logo do Facebook Deixe seu comentário