Júri popular absolve policial acusado de matar jornalista em Porto Ferreira

Júri popular absolve policial acusado de matar jornalista em Porto Ferreira

Webmaster 13/06/2012 - 08:33
Valnei Bertoni era acusado de atirar em Luiz Carlos Barbon em 2007.
Jornalista foi morto após denunciar esquema de aliciamento de menores.


Um júri popular absolveu nesta terça-feira (12), em São Paulo, o policial militar acusado de ter matar o jornalista Luiz Carlos Barbon, em maio de 2007, em Porto Ferreira (SP). Em 2010, outros três policiais e um comerciante foram condenados pelo crime.

O policial Valnei Bertoni foi inocentado pelo júri no 5º Tribunal do Fórum Criminal da Barra Funda de ter atirado na vítima. A decisão aconteceu dois anos após a condenação dos outros acusados já que o advogado do policial conseguiu, por meio de uma liminar, que ele fosse julgado separado dos outros.

Entenda o caso
O jornalista Luiz Carlos Barbon Filho foi morto a tiros no dia 6 de maio de 2007, em Porto Ferreira, após denunciar um esquema de aliciamento de menores envolvendo quatro empresários, cinco vereadores e um garçom da cidade. Na época, eles foram presos acusados de participar de festas com menores em ranchos às margens do Rio Mogi Guaçu. O caso chocou a cidade e ganhou repercussão nacional.

No primeiro julgamento do caso, que durou dois dias, os policiais Edson Luís Ronceiro e délcio Carlos Avelino e o comerciante Carlos Alberto da Costa pegaram 18 anos e 4 meses de prisão. Já o policial Paulo César Ronceiro, foi condenado a 16 anos e 4 meses de prisão.
Eles foram condenados pelos crimes de homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e recurso que dificultou ou impediu a defesa da vítima); tentativa de homicídio contra Alcides Catarino, o Paquito, atingido com um tiro de raspão no dia do crime; e formação de quadrilha (nesse apenas o soldado Paulo César Ronceiro foi absolvido).

G1 São Carlos


Logo do Facebook Deixe seu comentário