Luiz Carlos pede à SEEC que oriente quanto a inscrições do ENEM

Luiz Carlos pede à SEEC que oriente quanto a inscrições do ENEM

Webmaster 06/06/2012 - 09:52
As dúvidas de muitos estudantes no ato da realização da inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) motivaram o vereador Luiz Carlos Viana (PPS) a levar o assunto ao Plenário da Câmara Municipal de Descalvado.

Via indicação, Luiz Carlos tratou de acionar a Secretaria de Educação e Cultura (SEEC), para que providencie um profissional que seja responsável em ajudar os jovens a realizar a inscrição do Enem na Eedição 2012, pois muitos deles têm dificuldades em fazer a inscrição via internet.

O Enem é um instrumento de avaliação do mérito e desempenho dos alunos e está inserido no conjunto de ações que pretendem melhorar o acesso e a permanência do estudante ao ensino superior, o que garante também a qualificação destas instituições. O exame foi criado em 1998 para avaliar o desempenho do estudante quando conclui a escolaridade básica.

Desde 2009 o Enem tem se fortalecido como uma prova de acesso às instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas, e continua a ser critério de seleção de bolsas de estudo no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os estudantes interessados em participar da edição de 2012 devem se inscrever até o próximo dia 15 de junho. As inscrições custam R$ 35 e precisam ser pagas até o dia 20 deste mês, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples, gerada no ato de inscrição. Caso contrário, a inscrição não será confirmada.

São isentos da taxa de inscrição alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Para isso, a escola deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica. Também estão isentos de pagamento aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser feito por meio do sistema de inscrição.

Além de levantar e veicular estas informações através do Plenário do Legislativo, Luiz Carlos solicitou que a SEEC auxilie os estudantes com dúvidas e que seja dada ampla publicidade ao assunto, a fim de que a Municipalidade consiga auxiliar um elevado número de pessoas que esteja interessado em prestar o exame.

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro em todo o país. O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro.



Logo do Facebook Deixe seu comentário