Procon alerta para a omissão de bancos sobre a redução de juros

Procon alerta para a omissão de bancos sobre a redução de juros

Webmaster 16/05/2012 - 22:51
Uma pesquisa da Fundação Procon feita com os principais bancos descobriu que a publicidade dos juros baixos, que teve a adesão dos principais bancos do país, muitas vezes omite detalhes importantes para o consumidor.

Em muitas linhas de crédito, os juros atuais correspondem à metade do que era cobrado. Apesar disso, para o Procon, conseguir essas taxas não é tão fácil quanto parece.

Segundo o diretor do Procon de Rio Claro (SP), Sérgio Santoro, na hora de fechar o contrato de cartões de crédito e empréstimos o consumidor é obrigado a aderir a outros serviços, pagando as taxas deles. “Ele é enganado disfarçadamente pelos bancos. É muito barulho para pouca redução. A eventual redução de juros vem acompanhada principalmente na adesão de um pacote de serviços, que custeiam essa redução um pouco ilusória”.

Ainda de acordo com Santoro, além de ser propaganda enganosa, isso pode ser considerado venda casada. “Por isso a Fundação Procon já está notificando os grandes bancos para que esclarecem ao consumidor”, disse.

Primeiro o banco é notificado e pode ser punido com multa. “Existe um grande banco anunciando na TV redução de juros pela metade de um cartão de crédito. Sem adesão de pacote de serviços e tarifas, essa taxa não existe. Porque o cliente tem que receber o seu salário lá e ter uma conta. Então ele está sendo enganado”, afirmou Santoro.

O levantamento do Procon analisou as taxas mínimas e máximas praticadas nas principais modalidades de crédito, em 2 de maio, nos bancos Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, HSBC, Itaú, Bradesco e Santander. A íntegra da pesquisa está no site do Procon.

G1 São Carlos

Logo do Facebook Deixe seu comentário