Ação do MP pede preenchimento de vagas na Polícia Civil de São Carlos

Ação do MP pede preenchimento de vagas na Polícia Civil de São Carlos

Webmaster 14/05/2012 - 09:03
Inquérito da promotoria aponta que cidade precisaria de 26 cargos.
Falta de profissionais estaria prejudicando investigação e solução de crimes.


O Ministério Público Estadual de São Carlos entrou com uma ação civil pública contra o Estado de São Paulo, nesta sexta-feira (11), exigindo o preenchimento de 26 vagas para policiais civis na cidade.

A ação foi resultado de um inquérito instaurado pelo promotor Marcelo Mizzuno para investigar se existia falta de policiais na cidade. O inquérito concluiu que a Polícia Civil da cidade consegue solucionar apenas 12% dos casos e o motivo disso seria a falta de profissionais.

A intenção é que uma liminar determine o preenchimento de cargos vagos no período de dois anos, sob pena de multa diária.

Outro lado
O delegado seccional Luís Antônio Rodrigues confirmou que nos últimos 10 anos a cidade cresceu e o número de profissionais na Polícia Civil diminuiu. No entanto, afirmou que está sendo feita uma reengenharia e uma divisão de tarefas mais racional para suprir a escassez de mão de obra.

Rodrigues informou que não foi notificado a respeito da ação do MP e afirmou que neste ano receberam quatro policiais civis para a região.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública, estão em andamento concursos para seleção de 200 delegados e 289 agentes de telecomunicação. O governo do também autorizou a abertura de concursos para a contratação de 216 papiloscopistas e auxiliares, 391 agentes policiais, além de 1.938 soldados de 2ª classe.

Além disso, também foi autorizada a realização de concursos públicos para preencher mil vagas para investigadores e 900 para escrivães. Além da contratação de 1.000 agentes policiais, a partir da transformação de mil cargos vagos de carcereiros em agentes policiais.

Logo do Facebook Deixe seu comentário