Comitiva descalvadense marca presença à inauguração do Sítio-Escola, em Barra Bonita

Comitiva descalvadense marca presença à inauguração do Sítio-Escola, em Barra Bonita

Webmaster 25/04/2012 - 09:38
Aproximadamente 50 trabalhadores rurais do município – entre eles, o presidente da Afade (Associação da Agricultura Familiar de Descalvado), Nivaldo Grippa, e o líder do assentamento rural 21 de Dezembro, Francisco das Chagas Costa, o Piauí – estiveram presentes no último dia 13, em Barra Bonita (153 km a sudoeste de Descalvado), à inauguração do Sítio-Escola, espaço voltado a qualificar trabalhadores rurais em ramos variados da atividade agropecuária.

A meta é garantir a recolocação profissional dos boias-frias que faltamente perderão o emprego devido à mecanização da cultura de cana de açúcar em São Paulo. Até 2014, o corte manual em todas as lavouras mecanizáveis no Estado deverá ser substituído pela ação de máquinas, que podem realizar o serviço de até 80 trabalhadores braçais.

O prazo está previsto no Protocolo Agroambiental do Setor Sucroalcooleiro, conjunto de diretrizes estabelecidas pelo governo estadual e a Única (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) para antecipar o fim das queimadas na colheita e consequentemente reduzir as emissões de gases de efeito estufa provocadas pela atividade – o acordo foi lançado em 2007.

Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a mecanização nas lavouras paulistas de cana alcançou 70% das usinas e 20% dos fornecedores na safra 2010/2011.

O convite a Panone e aos trabalhadores rurais sediados em Descalvado foi feito pela Feraesp (Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo), que construiu o Sítio-Escola com o apoio da prefeitura barrabonitense e da usina de açúcar e álcool Raízen.

A convocação reforça o reconhecimento que o prefeito tem recebido de órgãos governamentais, setores da iniciativa privada e entidades de classe envolvidas com a agricultura e a pecuária.

Outras provas disso são a conquista do Selo Prefeito Empreendedor do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a seleção juntamente com apenas outras 29 cidades de todo o Brasil no Edital de Apresentação Eletrônica de Boas Práticas do I EMDS (Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável). Inéditos na história de Descalvado, os prêmios são resultado das políticas públicas executadas por Panone e sua equipe de governo visando ao fomento aos APLs (arranjos produtivos locais) e ao desenvolvimento do agronegócio no município.

O Sítio-Escola integra o Projeto Renovação, que tem oferecido em várias regiões de São Paulo cursos de qualificação profissional a trabalhadores da cadeia produtiva da agroindústria. As esposas e filhos dos trabalhadores também frequentam cursos de capacitação diversos a fim de complementar a renda familiar, como, por exemplo, cultivo de hortaliças e produção de pães e doces. O Projeto é conduzido pela Feraesp em parceria com a Única e empresas do segmento de agronegócios.

Também estiveram presentes à solenidade de inauguração do Sítio-Escola o presidente da Federação, Élio Neves, o deputado estadual Edinho Silva (PT), o deputado federal Newton Lima Neto (PT-SP) e ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República.


Logo do Facebook Deixe seu comentário