Livro celebra os 180 anos da fundação de Descalvado

Livro celebra os 180 anos da fundação de Descalvado

Webmaster 23/04/2012 - 08:24
Obra quer resgatar períodos importantes da região e estimular pesquisas.
Artigos procuram interpretar os processos históricos, sociais e culturais.

Com o objetivo de disponibilizar para alunos e professores da rede municipal de ensino uma nova fonte de pesquisa, foi lançado neste sábado (21) o livro “Cento e oitenta anos de História: Descalvado sob várias perspectivas”. O lançamento marca a emancipação política do município, ocorria no dia 22 de abril de 1865. O livro faz parte das comemorações dos 180 anos de fundação da cidade, que acontecem em setembro.

O diferencial da publicação em relação aos textos disponíveis atualmente para pesquisa no município é que todos os artigos procuram interpretar os processos históricos, sociais e culturais da região à luz de produções bibliográficas nacionais e atualizadas. A intenção dos autores foi fomentar a discussão e incentivar que outros pesquisadores se debrucem sobre os temas trabalhados.

A obra foi organizada por Alessandra de Jesus Paganotto e Marco Antônio Pratta e escrita por vários autores, locais e regionais, entre eles: Alessandra de Jesus Paganotto, kátia Cirelli, Fransérgio Follis, João Paulo da Silva, Marco Antônio Pratta, Leandro Guidini, Maria Fernanda de Carvalho, Marcelo Fila Pecenin e Talita Franceschini de Carvalho.

O livro aborda desde a composição geográfica do interior paulista, o povoamento do território, no século XIX, passando pelo desenvolvimento cafeeiro, a escravidão negra, a imigração e o período das tecelagens, em meados do século XX, até alguns aspectos sociais e culturais específicos da realidade local.

Pratta escolheu a igreja de Nossa Senhora do Belém para valorizar a história e não por acaso, pois foi aqui que tudo começou. “A cidade foi fundada nesse local, inicialmente uma pequena capela que foi sendo gradativamente ampliada até chegar ao prédio atual. A cidade nasceu aqui a partir do povoamento de famílias mineiras que se estabeleceram no início do século 19”, explica o professor.

Todas as bibliotecas e escolas do município, públicas e privadas, receberão uma quantidade de exemplares para consulta. Uma parte dos livros será vendida e a renda obtida revertida para o Museu Público Municipal, a ser inaugurado em breve.

Fonte: G1/EPTV

Logo do Facebook Deixe seu comentário