Descalvado poderá contar com Programa de Prevenção às Doenças Renais Crônicas

Descalvado poderá contar com Programa de Prevenção às Doenças Renais Crônicas

Webmaster 05/04/2012 - 09:44
Pedido com este objetivo foi feito na Câmara pelo vereador Luiz Carlos Viana (PPS)

Na 9ª Sessão Ordinária do Legislativo em 2012, o vereador Luiz Carlos Viana (PPS) sugeriu a criação de um Programa de Prevenção e Combate às Doenças Renais Crônicas (DRC) em Descalvado.

Em diversos municípios este programa já vem sendo realizado e, inclusive, disciplinado por Leis Municipais específicas. Um dos mais recentes, foi São Paulo, capital do Estado, onde foi sancionada lei instituindo o DRC.

“Agora com a Legislação em vigor serão criados mecanismos de educação sanitária à população e mecanismos voltados à formação de profissionais da saúde para que eles diagnostiquem a doença da maneira mais precoce possível”, salientou Luiz Carlos.

Dados mostram que 10% da população brasileira é portadora de DRC e outras doenças relacionadas, como hipertensão, cálculos renais, infecções urinárias e diabetes. E aproximadamente 60% das pessoas nem sabem disso. “Quando descobrem, muitas vezes, é tarde. É um problema social grande e de incidência muito violenta entre a população. Com as ações preventivas é que será possível mudar este cenário”, opina Luiz Carlos.

Vale destacar que a doença renal crônica não tem cura, mas pode ter tratamento preventivo de forma que a vida do paciente seja estendida pelo maior tempo possível, com qualidade de vida e sem a necessidade de hemodiálise ou transplante.

“Se criarmos este Programa poderemos informar a população sobre as melhores condições de tratamento para as pessoas acometidas por esse mal e oferecer formas efetivas na prevenção de doenças renais”, diz.

Na propositura em que tratou do tema, Luiz Carlos indicou ainda a elaboração de manuais técnicos para profissionais da rede pública de educação e saúde, bem como, de cartilhas e panfletos. À proposta cabe ainda análise do Poder Executivo.


Logo do Facebook Deixe seu comentário