Com projeto de Luiz Carlos, resíduos da construção podem ter destino adequado

Com projeto de Luiz Carlos, resíduos da construção podem ter destino adequado

Webmaster 22/03/2012 - 10:01
Vereador buscou inspiração em ação similar que vem ocorrendo na cidade de Bauru.

Ao final de uma obra é muito comum sobrar areia, tinta, tijolo, pedras e outros materiais novos ou em bom estado e muitas pessoas não sabem o que fazer com estes excedentes. Pensando nisso, o vereador Luiz Carlos Viana propôs a criação de um “Bolsão de Materiais da Construção Civil” em Descalvado.

O nome dá forma a projeto que já é realidade em Bauru, a partir da ação do Poder Executivo daquela cidade e do Sindicato da Construção do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), que inspirou o parlamentar descalvadense.

O projeto caracteriza-se pela criação de um espaço onde empresas e a sociedade em geral podem destinar materiais de construção novos ou em bom estado, que sobram ao final de uma obra, demolição ou reforma. “A idéia do “Bolsão” é a de estabelecer um local apropriado para a destinação dos resíduos, incentivando as empresas e a população em geral a fazerem doações destas sobras, a fim de que posteriormente sejam reaproveitados em benefício de quem precisa”, explica Luiz Carlos.

Sem um local adequado, os materiais acabam sendo depositados em aterros, lixões ou até mesmo em calçadas, sob o risco de que as águas das chuvas os carreguem para as tubulações.

O projeto também prevê a formação de uma comissão envolvendo representantes do Poder Público, do SindusCon-SP e de organizações não-governamentais, visando ao acompanhamento do repasse e da utilização dessas doações, definidas pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, com apoio da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos.

Luiz Carlos defende que Descalvado também merece um projeto sustentável como este, a fim de favorecer o reaproveitamento de materiais de construção e reduzir o impacto ao meio ambiente.


Logo do Facebook Deixe seu comentário