São Carlos: Proibição do trajeto de trio elétrico em festa universitária será mantida

São Carlos: Proibição do trajeto de trio elétrico em festa universitária será mantida

Webmaster 20/03/2012 - 09:07
Organização da Tusca fará plano de segurança para festas e shows.
Nas duas últimas edições, 2 estudantes morreram em São Carlos

A Prefeitura de São Carlos, interior de São Paulo, não permitirá que a edição deste ano da Taça Universitária de São Carlos (Tusca) realize o Corso, tradicional percurso do trio elétrico pelas ruas da cidade na abertura do evento.

De acordo com a prefeitura, a proibição se manterá mesmo que a organização apresente um plano de segurança ideal para todas as atrações, o qual foi proposto em uma reunião na quarta-feira (14) com representantes das atléticas da USP e da UFSCar, que organizam o evento, a prefeitura e o Ministério Público.

Em nota divulgada na sexta-feira (16), a assessoria da prefeitura informou que "a suspensão acontece pelo fato do Corso, com sua estrutura atual, não oferecer segurança para os participantes e comunidade". Nas últimas duas edições, dois estudantes morreram.

Medidas de segurança
O promotor público Oswaldo Bianchini Veronez Filho, que está fazendo um acompanhamento do caso, disse que o plano de segurança valerá apenas para as festas e shows organizados pelos estudantes. Ele afirmou que ainda não foi determinado um prazo para que os organizadores entreguem o projeto e que outras reuniões ainda devem acontecer. “Infelizmente, em eventos com grande concentração de pessoas sempre ocorrem problemas por melhor que seja a segurança, mas existem meios de impedir que algo aconteça e de minimizar os problemas”, disse.

Ainda segundo o promotor, as festas da Tusca deverão acontecer em locais fechados e, entre as medidas exigidas pela prefeitura, estará o controle de entrada dos participantes. “Todos seriam revistados para evitar a entrada de armas nos locais, por exemplo”.

A organização da Tusca não comentou sobre o fim do Corso, mas informou que está analisando várias possibilidades para a edição deste ano. O plano de segurança deve começar a ser elaborado nesta semana com uma empresa especializada. Ainda não há previsão para a data de realização da Tusca neste ano.

Entenda o caso
Em 2010, a festa foi marcada pela morte de um estudante de 21 anos da USP de São Paulo. O corpo dele foi encontrado no córrego da Avenida Trabalhador Sãocarlense na manhã do dia 13 de novembro, após a realização do Corso.

O atestado de óbito apontou que as causas da morte foram asfixia, afogamento e traumatismo craniano. A Polícia concluiu que a morte foi acidental.

Em setembro de 2011, um estudante de 23 anos de Araraquara morreu após ser atropelado pelo caminhão que levava cervejas durante a passagem do trio elétrico pelas ruas.

O irmão da vítima disse à polícia que ele teria se envolvido em uma briga, levado um soco e caído embaixo do caminhão.

Quatro dias depois da morte, o prefeito Oswaldo Barba anunciou a proibição do Corso.

A polícia não conseguiu identificar o agressor, mas indiciou o dono e o motorista do caminhão, além de dois organizadores do evento por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar.

Segundo o delegado Edmundo Ferreira Gomes, eles foram negligentes já que o caminhão não tinha condições de segurança adequadas. A pena para o crime pode chegar a três anos de prisão.

A Tusca
A Taça Universitária de São Carlos (Tusca), uma tradição de 32 anos, surgiu da rivalidade entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A idéia do torneio foi dos próprios estudantes motivados pela disputa histórica. A competição ia além das quadras. Antes mesmo dos jogos começarem, havia até guerra de ovos e muitas brincadeiras.

Uma das características do torneio era a invasão da UFSCar, mas, ao longo dos anos, a Tusca mudou e o evento esportivo quase ficou em segundo plano. A festa do Corso, quase um carnaval fora de época, começou a atrair estudantes de todo o país.

A Tusca faz parte do calendário oficial de São Carlos desde 2010, mas após as mortes e os casos de vandalismo dos estudantes passou a ser vista como um problema para a cidade.

Em outubro do ano passado, a Câmara Municipal abriu em seu site uma consulta pública sobre a permanência ou não do evento na cidade. O resultado ainda não foi divulgado.

Fonte: EPTV


Logo do Facebook Deixe seu comentário