Marco Galetti quer medidas de incentivo à agricultura orgânica

Marco Galetti quer medidas de incentivo à agricultura orgânica

Webmaster 07/03/2012 - 09:14
O incentivo à agricultura orgânica em Descalvado é a meta do vereador Marco Antonio Galetti (PPS) com propositura que levou ao Plenário da Câmara Municipal na noite desta segunda-feira (5).

Em linhas gerais, a agricultura orgânica usa e desenvolve tecnologias apropriadas à realidade local de solo, topografia, clima, água e biodiversidade própria de cada contexto. Esse tipo de produção assegura o fornecimento de alimentos saudáveis, mais saborosos e de maior durabilidade.

Segundo detalhou Marco, por não utilizar agrotóxicos, preserva a qualidade da água usada na irrigação e não polui o solo, nem o lençol freático. “Por todo um conjunto de fatores, a agricultura orgânica viabiliza a sustentabilidade da agricultura familiar e amplia a capacidade dos ecossistemas locais em prestar serviços ambientais à toda a comunidade do entorno”, salienta o parlamentar em sua indicação.

Marco lembrou que Municipalidade tem se preocupado muito com a prática da agricultura familiar, disponibilizando assistência aos pequenos produtores rurais, como, por exemplo, com o apoio à apicultura através da Casa do Mel e à produção leiteira, via Casa do Leite.

O Município possui ainda três comunidades de produtores assentados, todos eles praticando a agricultura familiar. Além disso, recentemente foi criada a Associação dos Agricultores Familiares de Descalvado.

Com este cenário, para Marco, medidas a fim de incentivar a agricultura orgânica e, especialmente, a normatização para que os produtos recebam o selo municipal de “Alimento Orgânico” estão próximas da realidade descalvadense e beneficiarão agricultores e consumidores.

Para uns é a chance de melhorar a renda e para outros a oportunidade de acesso a uma alimentação saudável com menor custo, conforme definiu o vereador.



Logo do Facebook Deixe seu comentário