Descalvado é uma das 12 cidades do estado com risco de surto de dengue

Descalvado é uma das 12 cidades do estado com risco de surto de dengue

Webmaster 15/02/2012 - 10:41
Enquanto o Brasil registra 62% de queda nos casos de dengue, Descalvado segue na “contramão” e aparece entre as 91 cidades brasileiras com maior risco de surto de dengue. No estado de São Paulo, aparecemos entre as 12 cidades em estado de risco.

Seguindo na direção contrária ao praticado na maioria dos municípios brasileiros, Descalvado figurou como uma das cidades com maior risco de contaminação pelo mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. O levantamento feito pelo Ministério da Saúde apontou que no estado de São Paulo, apenas 12 municípios se encontram em grau de “alto risco”, e infelizmente Descalvado figura nessa relação.

Esse trabalho realizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com secretarias estaduais e municipais é de suma importância na prevenção, pois permite identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor. Descalvado possui um índice de infestação 6 vezes maior que o recomendado, o que nos incluiu entre as 12 cidades do estado com maior risco.

Prevenção é fácil, basta a população e a administração pública fazerem a lição de casa
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas de água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. Porém nem sempre a “lição de casa” é feita por todos. Por diversas ruas da cidade vemos inúmeros terrenos em péssimo estado de conservação, com mato alto e acumulando lixo e entulho, o que serve de verdadeiro “berçário” para o mosquito transmissor da dengue.

O “arrastão”, prática feita em Descalvado que consiste em caminhões percorrendo as ruas da cidade, com uma equipe de pessoas recolhendo materiais que poderiam servir de foco criador do mosquito, ainda não aconteceu esse ano, o que atrelado ao grande número de terrenos com mato alto e sujeira, contribui para que o risco de infestação do mosquito continue presente.

Logo do Facebook Deixe seu comentário