SISU - UFSCar tem 55% dos alunos selecionados matriculados

SISU - UFSCar tem 55% dos alunos selecionados matriculados

Webmaster 31/01/2012 - 08:59
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) registrou, na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 55% das vagas preenchidas. Do total de 2.553 vagas oferecidas pela instituição nesse ano, 1.143 candidatos foram convocados para a segunda chamada.

No País, os 108 mil candidatos selecionados para as vagas em universidades públicas por meio do Sisu, apenas 46 mil efetuaram matrícula. Isso significa que 57% das vagas não foram preenchidas – e foram redistribuídas na segunda chamada.

Para o primeiro semestre de 2012, o Sisu ofertou 108 mil vagas em 95 instituições públicas de ensino superior. Para participar da disputa, o candidato precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011.

Na avaliação da Coordenadoria do Vestibular da UFSCar, Wagner Souza dos Santos, esse movimento é esperado pela instituição e 55% são considerados dentro da média, se comparado a processos seletivos dos anos anteriores. “Nunca houve um índice que atingisse 100% das vagas na primeira chamada. Mesmo antes quando a UFSCar promovia o próprio vestibular”, relatou.

O coordenador afirmou que em 2011 o índice na primeira chamada chegou a 60%. Para ele, os estudantes têm um leque de opções e esperam o resultado de outras universidades públicas para consolidar a matrícula.

Santos avalia que a escolha pela universidade não passa só pela excelência da instituição ou da qualidade do curso escolhido. “Fatores socioeconômicos interferem nessa escolha. Estudantes muitas vezes optam por universidades próximas da casa dos familiares, por ficar economicamente mais viável”, afirmou.

Para o educador, Marcelo D’Auria Machado, o número de desistentes é “habitual”, mas ele não avalia como “normal”. Há, segundo ele, uma percepção dos estudantes que a UFSCar não é a primeira opção na escolha para cursar a graduação.

D´Auria também comunga com a posição de Wagner Santos ao afirmar que questões paralelas a qualidade do curso e a excelência da instituição permeiam a escolha do estudante ao selecionar a universidade que irá cursar sua graduação.

Dados da Coordenadoria do Vestibular (CoVest ) mostram que houve um aumento de mais de 49% em relação a 2011 de candidatos inscritos pelo Sisu que escolheram a UFSCar. Ao todo foram mais de 78 mil candidatos e mais de 97 mil inscrições. O número coloca a instituição na 5ª colocação dentre as mais procuradas, considerando-se a relação entre o número de inscrições recebidas e a quantidade de vagas ofertadas nesse sistema.

Fonte: Jornal Primeira Página

Logo do Facebook Deixe seu comentário