Infestação do mosquito da dengue está 6 vezes acima do recomendado

Infestação do mosquito da dengue está 6 vezes acima do recomendado

Webmaster 26/01/2012 - 09:28
Índice breteau chegou a 6,2, sendo que o recomendado pelo Ministério da Saúde é menos do que 1. Cidade intensificou ações de combate.

O índice de infestação do mosquito da dengue em Descalvado está seis vezes acima do máximo recomendado pelo Ministério da Saúde. A cidade ainda não teve nenhum registro da doença neste ano, mas está em alerta pela ameaça de uma epidemia.

O levantamento do índice Betreau é feito duas vezes por ano. Em duas semanas, os agentes visitaram cerca de 650 casas para verificar a existência de criadouros.

Para se chegar ao número, basta dividir o número de casas onde havia larvas pelo número de casas visitadas e multiplicar por 100. No caso de Descalvado, o resultado foi de 6,2, sendo que o recomendado e menos do que 1.

O número indica que as chances de uma epidemia são grandes, mesmo que a cidade ainda não tenha registrado casos da doença neste ano. “Você tem uma quantidade maior de insetos no ar. Então é mais fácil você combater 50 insetos do que 3 mil”, disse o coordenador do Controle de Vetores, Sílvio Franceschini.

O calor intenso e as chuvas constantes são os ingredientes ideais para o desenvolvimento do Aedes aegypti.

Para tentar evitar a doença, os agentes estão intensificando as ações de combate. Eles recolhem os pneus das borracharias. A cada 15 dias, eles fazem uma vistoria em 19 pontos da cidade, como o Parque do Lago.

Cabe também aos moradores os cuidados em casa

Fonte EPTV.
Logo do Facebook Deixe seu comentário