Porto Ferreira: Após rompimento de barragem, moradores fazem pesca diferente em lago

Porto Ferreira: Após rompimento de barragem, moradores fazem pesca diferente em lago

Webmaster 19/01/2012 - 09:26
Um deles encontrou um tambaqui de 20 quilos. Prejuízos em clube de campo podem chegar a R$ 200 mil.

Apesar dos transtornos causados pelo rompimento de uma barragem, na madrugada desta quarta-feira (18), em um clube de campo de Porto Ferreira, moradores aproveitaram para pescar de uma forma diferente os peixes de um lago do local.

O nível do lago subiu rapidamente e a barragem de cinco metros não suportou a pressão da água e rompeu. A correnteza levou tudo que tinha pela frente, inclusive um poste e árvores. A represa secou e peixes de 10 espécies ficaram agonizando na água barrenta.

Os moradores começaram então a pegá-los. Um deles encontrou e "pescou" um tambaqui de 20 quilos. Abaixo da barragem, muitos procuraram peixes no meio do mato.

Investigação

O lago tem 200 metros de largura por 400 de comprimento. Em alguns pontos, a profundidade é de cinco metros. Apesar da chuva forte, a direção do clube acredita que houve o rompimento de outras barragens acima do lago ou que alguma comporta tenha sido aberta. A estimativa inicial é de que os prejuízos podem chegar a R$ 200 mil, mas o levantamento deve sair em 15 dias.

A diretoria vai fazer um boletim de ocorrência para que as causas do rompimento sejam investigadas. "De uma hora para a outra o volume subiu muito rapidamente. Então a gente tem a ideia de que algumas represas ou barragens acima tenham se rompido ou alguns empresários, com medo do rompimento, abriram as barragens sem que o clube fosse avisado", disse o presidente do conselho do clube, Luiz Augusto Braga Ramos.

Transtornos

Segundo o Corpo de Bombeiros, na Avenida Ademar de Barros, parte da ponte que liga os bairros Jardim Aeroporto e Vila Maria precisou ser interditada por causa da força das águas do Ribeirão dos Amaros, que subiu quatro metros. Um trabalho de aterramento está sendo feito e ela deve ser liberada ainda nesta quarta.



Logo do Facebook Deixe seu comentário