Encontrados florões nas paredes da Escola Municipal “Coronel Tobias”

Encontrados florões nas paredes da Escola Municipal “Coronel Tobias”

Webmaster 06/01/2012 - 16:39

Os profissionais que estão trabalhando na restauração da Escola Municipal “Coronel Tobias” tiveram uma agradável surpresa, quando descobriram florões em algumas salas do prédio, algo que surpreendeu os especialistas que atuam na obra, que não esperavam encontrar esse tipo de elemento arquitetônico. Tal descoberta valoriza ainda mais o restauro da imponente edificação. Entretanto, somente olhos bem treinados são capazes de identificar o elemento decorativo, em forma de flores estilizadas, muito utilizado em edifícios da Idade Média

Os primeiros trabalhos de restauração tiveram início em meados de dezembro. A Construtora Rafra, de Descalvado, foi a vencedora do certame licitatório para a restauração do “Coronel Tobias”, avaliada em aproximadamente R$ 2 milhões. Diferentemente de quando é feita uma revitalização, ou reforma, a restauração teve início pelo telhado, e posteriormente avançou pelas estruturas.

Os trabalhos visando a restauração do prédio do “Coronel Tobias” começaram em 2009, quando foi contratada a conceituada empresa “FormArte Gestão de Projetos Culturais Restauro & Arquitetura” para que fizesse um levantamento das necessidades para a formulação da proposta de intervenção e restauro. Foram tiradas mais de mil fotos do prédio, e elaborado um estudo para a recuperação das dependências.

No diagnóstico, ficou prevista a recuperação do madeiramento, ripamento, revisão do sistema de proteção contra descargas atmosféricas, condutores e calhas; readequação das instalações elétricas, hidráulicas e de logística; escoramento e recuperação das alvenarias; recuperação dos forros e demais ambientes. As telhas, francesas, dificilmente serão recuperadas.

A partir daí, foi necessário mobilizar os professores, alunos, pais e a sociedade como um todo, para que fosse organizado um abaixo-assinado visando sensibilizar as autoridades para a necessidade de promover a reforma do prédio. Em poucos dias foram reunidas mais de 4,5 mil assinaturas.

Em fevereiro de 2.011, autoridades municipais estiveram na Capital paulista para a celebração de convênio junto ao governo do Estado. Quis o destino que a a assinatura do documento se desse nas instalações do lendário colégio “Caetano de Campos” – onde hoje é a sede da Secretaria da Educação -, que formou figuras ilustres, como Sérgio Buarque de Holanda, Francisco Matarazzo, Cecília Meireles e Mário de Andrade. O projeto arquitetônico daquele prédio foi idealizado por Ramos de Azevedo e Antonio Francisco de Paula Souza.

História - Criado na época da Primeira República, o primeiro grupo escolar de Descalvado foi instituído através de decreto do presidente Bernardino de Campos, em 9 de fevereiro de 1903. O patrono Coronel Rafael Tobias de Oliveira era cidadão rio-clarense, mas descalvadense de coração. Foi comerciante e lutou muito pela Educação em nossa cidade. Chegou a ser eleito vereador por várias legislaturas, e foi agraciado pelo Imperador D. Pedro II com a Comanda da Ordem da Rosa. Rafael Tobias, no entanto, não contemplou a obra que leva o seu nome, pois em 1903 ele já havia falecido.

O prédio foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAT). Em 1996, em virtude da municipalização do ensino, foi cedido ao município. A restauração, sem sombra de dúvida, será um marco na história de Descalvado.


Logo do Facebook Deixe seu comentário