Descalvadense participa da VIII Conferência Nacional de Assistência Social

Descalvadense participa da VIII Conferência Nacional de Assistência Social

Webmaster 23/12/2011 - 11:33
A advogada descalvadense Ângela Villa Albieri participou, entre os dias 07 e 10 de dezembro, da VIII Conferência Nacional de Assistência Social, realizada em Brasília. Ângela foi eleita em Águas de Lindóia, em outubro, Delegada Estadual, na ocasião da Conferência Estadual e, na ocasião, pôde representar tanto o município quanto o Estado, participando das discussões e elaboração de propostas.

A Conferência Nacional de Assistência Social contou com as presenças das Ministras Gleisi Hoffman (Casa Civil) e da também descalvadense Tereza Campelo (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), além do presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, Carlos Eduardo Ferrari. "Completamos hoje 18 anos da publicação da Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS -. Hoje é o dia da Assistência Social", discursou Campelo na abertura da Conferência. Ao anunciar a criação do Índice de Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social (IGD-Suas), a Ministra do Desenvolvimento Social destacou as mais importantes conquistas de 2011 para o setor: a sanção do Projeto de Lei do Suas e o lançamento do Plano Brasil Sem Miséria.

O encontro, assim como foi nos níveis municipais, regionais e estaduais, teve como objetivos principais avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social- SUAS, na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios.

As Conferências de Assistência Social, realizadas a cada dois anos, são de fundamental importância para o exercício do Controle Social, pois reúnem governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades da Política Pública de Assistência Social.

“Foi a primeira vez que participei de uma Conferência Nacional e, a troca de experiência com os diversos companheiros de todos os Estados do Brasil, foi muito produtiva pois, todos que ali estavam, independente da dimensão do recurso de seu Estado, tinham o mesmo objetivo, que era a Consolidação do Sistema Único de Assistência Social e a valorização do trabalhador, enfatizando que o ‘trabalhador’ é a chave da porta de acesso para que usuários encontrem seus direitos, que não são poucos”, destacou Ângela.

De acordo com a advogada descalvadense, foi muito emocionante constatar que, mais de 2 mil pessoas ali reunidas, travaram uma batalha junto ao poder público para que todo brasileiro, independente de classe social, raça, etnia, comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas, etc, tenha o acesso a todo e qualquer direito social. Ressaltou ainda esta Conferência, a importância da formação de equipes de ‘Busca Ativa’, já experimentado em alguns Estados do Nordeste e da Amazônia, com excelentes resultados.

“Evidente ficou a preocupação do governo federal, da presidente e das Ministas, na prioridade da consolidação do SUAS e a aplicação na íntegra, da Lei nº 12.435/11. Em resumo, o amplo diálogo com diferentes sotaques e a busca do consenso, fizeram dessa conferência, um "marco social”, acrescentou a advogada Ângela Vila.



Logo do Facebook Deixe seu comentário